Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 18628 - EM TEMPO - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 527
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

EM TEMPO

“Entendi que sem tempo não há movimento
(ocupação de diferentes lugares em diferentes momentos).”
(Jorge Luis Borges)

Sou obcecada pelo tempo. Nunca sobra tempo, sempre falta. Não há tempo suficiente para as coisas importantes porque trato a vida como ponto de partida e não de chegada. Digo SIM e o tempo “leva a culpa”, enquanto eu assumo os riscos.
Vivo excessos de “sim” e, com o tempo, vejo que essa não é a melhor opção. Cada vez que olho para o relógio sinto diminuir a minha satisfação; tenho a necessidade de me apressar, porque estou preocupada em confiar na vida. É paradoxal usar o tempo como medida impeditiva de me conectar comigo mesma; só penso em cumprir prazos e ajudar os outros.
Mas, de outro lado, tudo posso lembrar, recordar a tempo quando cantores e letristas me deixam como recompensa o fundamental para continuar em meu ritmo de vida, mesmo que nele não haja “muito” tempo para a realização de meu potencial.
A expectativa permanece quando relembro momentos, como nas letras de Chico Buarque, que marcam tempos sombrios se misturando com a alegria da inspiração. Chico me coloca em escolhas diferentes e ao mesmo tempo desesperadas, como na canção Geni, “... Quando vi nesta cidade / Tanto horror e iniquidade / Resolvi tudo explodir / Mas posso evitar o drama / se aquela formosa dama / Esta noite me servir...”, demonstrando um período de descontentamento e desentendimentos.
Já na letra de Terezinha, demonstra situações difíceis de acreditar que aconteçam, nas quais a melhor defesa é o “não”, “O primeiro chegou / como quem vem do florista / ... Me encontrou tão desarmada / Que tocou meu coração / Mas não me negava nada / E assustada eu disse não...”
Muitas vezes digo “sim” quando desejo dizer “não”, o que acontece porque faço a vontade de terceiros, para ganhar tempo e encontrar meu verdadeiro caminho, mesmo que inicialmente me submeta ao capricho dos outros. Preciso rever meu comportamento em relação ao passar do tempo, para conseguir me expressar e ter a coragem de dizer “não”!
Muitas vezes, associo o tempo como forma de compensar a falta de alguém, quando sinto saudades dos “bons tempos”. Só assim tenho liberdade para sonhar junto com o Chico Buarque, na letra de Lígia, “... E quando eu lhe telefonei, desliguei foi engano / o seu nome eu não sei / Esqueci no piano as bobagens de amor / Que eu iria dizer, não... Lígia, Lígia...”
Em tempo, olho para trás e vejo que dizer “não” é lutar pelos meus sonhos, verdades, certezas, convicções e filosofias. Dizer “sim” para mim mesma!

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1