Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 17936 - NOVAS ESCOLHAS - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 551
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

NOVAS ESCOLHAS

É tempo de mostrar excelência e deixar nascer a liberdade para agir e fazer novas escolhas, o que pode me levar a nova etapa na vida ao deixar de lado o medo e o preconceito.
Li que “a ação vivifica, mas limita”. Isto é, tenho condição de sentir o que faço no desafiar o medo existente entre os perdedores. A esperança adia o fracasso, que considero a contingência do nada. Acredito na vida e tento não crer no medo e nem duvidar das minhas certezas. Lúcio Costa escreveu que mesmo “Quando tudo muda para ti, a natureza é a mesma e o mesmo sol se levanta sobre teus dias”.
Não posso deixar de fazer o que gosto, mas, tenho consciência da ação e reação: se está tudo bem, ninguém critica e julga. Se a coisa vai mal, tudo muda. Por isso, preciso continuar a fazer o melhor para levar adiante a minha nova escolha. Mesmo que os conservadores, ditos donos da razão, não tenham coragem para assumir suas posturas no reconhecer e perceber a responsabilidade e a repercussão da minha nova escolha. Nas palavras de Pedro Bandeira, “Lá na rua que passava / tinha uma livraria / bem do lado da farmácia. / Todo mundo ia a farmácia / comprar frascos de saúde. / E depois ia ao lado / para comprar a liberdade”.
O mundo está voltado para eu fazer o caminho no reencontrar o melhor e, assim, enfrentar a hipocrisia e levar em conta a realidade como época de mudanças sociais. Com sensibilidade, vejo a dimensão da ação refletida em cada opção que dá continuidade à liberdade. Como em Carmen Presotto, “novos rumos / instante / rotas / recordações // Um único beijo / é o que busco da / firme Terra”.
Busco na liberdade de escolha entender e dialogar com a vida. Também para me arriscar e não ter medo do contato com o mundo, ao trabalhar para conscientizar as pessoas de que podem escolher como viver e modificar cada projeto escolhido. Dessa ação resulta detectar e avaliar cada opção, marcada pelos efeitos da ação percebida através da conquista.
Saber combinar o sucesso sem medo das barreiras invisíveis, no desafio de falar sobre o novo assunto, é me colocar em pauta para discutir abertamente o que de melhor posso fazer no momento da escolha. W.J.Solha reflete, “... pode-se dizer que a tropa de flores, / de anônimas Olga, camélia e margarida, Hortência, rosa, magnólia, violeta e / dália, / exige um só jardineiro...”
Ouso escolher e realizar no optar por não sentir falta do outro lado. Quero viver num mundo em que os filhos possam exercer suas opiniões: sim e não, pois, é importante questionar antes de julgar e definir e, ao se denunciarem, poderei perguntar: se agirem assim e assado, como serão considerados?
Acredito que tal tipo de reflexão e comportamento faça a diferença e, ainda, leve a assumir as novas escolhas para chegar à realização. Em igual proporção há um tempo flexível para que eu reconheça o que os desafios podem me desvelar o que de melhor existe para avançar na vida: novas escolhas, como a que aqui transcrevo, “Não quero saber como as coisas se comportam. / Quero inventar comportamento para as coisas”.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1