Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 17731 - OVERTRIP - CELSO CORRÊA DE FREITAS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 785
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

OVERTRIP

Boa noite universo Efuturo (Amigos, simpatizantes, educadores, alunos, apoiadores...)
Vocês conhecem o OVERTRIP?
O Overtrip é uma nova estrutura poética criada por mim, em 2011, que caiu no gosto de vários grandes poetas brasileiros, vou citar alguns...
(A pesquisa referente aos nomes citados, será uma boa forma de conhecimento do trabalho desses Poetas/Escritores, faça essa pesquisa, ok?)
Ludimar Gomes Molina, Mardilê Friedrich Fabre, Eliana Calixto, Zulma Trindade, Hermes Casimiro Dias, Fabiola Mees, Escritor infantil JP MEES, Cida Micossi, Wagner Marim, Daladier Carlos, Deise Domingues Giannini, Lucia Narbot, Eugênio Luiz Passos. Poeta Olavo e Luciênio Azevedo.
Você pode saber mais sobre o Overtrip, e conhecer a sua estrutura, no site:
https://celsocorreadefreitas.wixsite.com/overtrip
Veja, você Educador! O que a grande Poeta Brasileira Mardilê Friedrichi Fabre, fala sobre o Overtrip:
“A primeira vez que li um Overtrip foi no Blog da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP, imediatamente senti que este era um tipo e composição que teria lugar no universo literário atual: pelo número de versos (11), por não exigir rima, por ser composto por 32 palavras distribuídas nos 11 versos e por não haver necessidades de contar silabas poéticas. Portanto , bem mais simples que outros poemas de forma fixa, como Soneto, Triolé, trova, Esparsa, Rondel, etc.
É um Poema para os nossos dias, onde a pressa e a falta de tempo (Devido a inúmeras atividades que exercemos) são a tônica da nossa vida atribulada.
Como a construção do Overtrip está centrada no número de palavras, seria uma composição ideal para iniciar o ensino do fazer poético, seja em escolas, para crianças e adolescentes, seja em oficinas que se propõem a divulgar a arte da poesia.
O Overtrip paulatinamente ocupa seu espaço entre as composições literárias que circulam entre os poetas, principalmente na Internet.
É, o Overtrip veio para ficar.
Licenciada em Letras Neolatinas. Professora, lecionou em várias instituições de ensino estaduais e particulares. Recebeu vários méritos culturais, sendo o mais recente Destaque Rua Grande 2011 em Cultura (Literatura).
Pertenceu à banca de correção de redações do vestibular da UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo.
Revisora de textos, organizou antologias e dedicou-se ao voluntariado.
Membro da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos – ALVALES, do Centro Literário de São Leopoldo, do Grupo A.G.U.I.A e do Portal do Poeta Brasileiro.
Consulesa da Associação Internacional dos Poetas del Mundo em São Leopoldo e autora do PortalCEN (Cá Estamos Nós), participa de várias antologias.
Escreveu os livros Literatura Gaúcha em Síntese, Poesia em gotas: haicais, tancas, fibhaikus e poetrix, Rumos da Poética no Século XXI e À Moda Antiga: Poemas (os três últimos constituem uma trilogia com explicações teóricas sobre as composições poéticas que exercita) e o audiolivro Segredos... (CD de poesias recitadas e ilustradas).
Editou o primeiro livro solo em Overtrip intitulado “Confidências em Overtrip”, até então Poemas em Overtrip tinham sido publicados em Antologias de diversos autores nacionais.

Overtrip que eu fiz hoje, em homenagem ao nosso 07 de Setembro de 2019

NOVO TEMPO

Em Overtrip

Tem Brasil
Pulsando no meu coração
Dava pavor
Os caminhos que alguns
Queriam impor
Mas esse tempo passou
Vamos nação
Sair desse período escuro
Todos unidos
Para levar nosso País
Ao futuro.

07 de Setembro de 2019

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de CELSO CORRÊA DE FREITAS:
10 RAZÕES PARA VOCÊ FAZER PARTE DE UMA ENTIDADE (Social, Esportiva e Cultural) Autor(a):
AMELINHA Autor(a):
CHÃO DE EXTREMOS Autor(a):
CIDADÃO NÃO VACINADO Autor(a):
MEU CURRÍCULO CULURAL Autor(a):
O PENSADOR (Overtrip) Autor(a):
OVERTRIP Autor(a):
PERSONALIDADES 2018 - ITAPERUNA/RJ Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1