Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 17435 - ARTE: Discussão Literária - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1019
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

ARTE: Discussão Literária

Com certeza, passamos por transformações, mas, a questão da literatura ainda está arraigada entre o leitor e o escritor, fosse mera discussão literária, momento de abrir portas e manifestar a opinião. Dar som à voz para marcar a visão crítica da história.
A questão principal são os escritores que marcaram seus tempos e, por vezes, precisam ser resgatados para serem lembrados; porque ficam escondidos onde se reconhecem e se encontram consigo mesmos e com suas próprias histórias.
Ao juntar o prazer e o conhecimento, direciono o olhar para a porta, que está iluminada, eis que mostra o que ficou da mente de cada autor. Por exemplo, W. B. Yeats, que marcou o seu tempo com a sua última prosa poética, Purgatória, no ano do seu falecimento, 1939. São textos que expõem seus ideais políticos, filosóficos e religiosos. A publicação desses textos na época foi como um “relâmpago” partido ao meio, pelas transgressões das expressões, que suas ideias continuam atuais. Por consequência, o sonho prosseguiu e permanece, tornando-se o cenário de expressões que se transformaram, no decorrer do tempo, em novas imagens. Yeats pergunta, “há alguém aqui além de nós?”
Diante da porta aberta, vejo a descoberta instalada entre diferentes formas de escrita. A imaginação passeia pelo tempo trazendo a diferença na vida que precisa ser abordada em novas releituras e, assim, criar situações que não roube o nosso “precioso” tempo.
O desejo de reler certa obra é ideia que costuma ficar no pensamento e, muitas vezes, faz parte da rotina no descobrir mais e mais sobre esse ou aquele escritor como, por exemplo, a poesia de Álvaro Moreyra, Roberto Piva, W. J. Solha, Orides Fontela e Leila Míccolis, que não fazem concessão aos argumentos e mostram suas “caras” através de estilos imersos no mundo dos sentidos. Assim, tenho a oportunidade de sentir o “tempero” de cada autor, descobrir os seus talentos que alimentam a minha imaginação.
Isto equivale dizer que, ao trazer de volta a discussão literária, trago a cena entre autores, textos e tempo, que marcaram seus círculos e o ulterior desenvolvimento da poesia ligado à visão crítica, já que eles descrevem as diferenças e plantam a inquietude como artefato na poesia e, com liberdade, deixam suas marcas onde o tempo se desdobra.
Isto é, ao resistirmos na possibilidade da impossibilidade, na tensão da vida prática; no desassossego das esperas, no movimento do trânsito e pararmos de perguntar sobre as horas, abriremos a porta que irá além do tempo, na possibilidade de pensar além pela força da arte, conduzidos pelos sentidos como expressão última do autor. Comparo o ontem com o hoje, tenho consciência para me posicionar de maneira crítica e a liberdade para atravessar a porta e escolher quem quero ler. Se isso me deixa feliz, por que não fazer? Hoje, avalio o tempo onde a liberdade era “sonho” para ser espalhado pelo caminho das artes ao revelar o “simbólico” da vida. Ainda em Yeats, encontro que “... Portas se abrem, portas se fecham, / Noites vão, dias vêm; aqui e acolá, / Por montes e vales, eu carrego essa mala, / Ouvindo sua fala...”.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1