Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 17010 - Os humanos e a humanidade - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1266
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Os humanos e a humanidade

Atendendo a um pedido da UNESCO com relação ao projeto transdisciplinar “Educar para um futuro viável”, em 1999 o antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin escreveu “Os sete saberes necessários à educação do futuro”.

Já li várias obras nas quais os autores chamam a atenção para a necessidade de a raça humana despertar para um conceito único de humanidade. Edgar Morin faz o mesmo com uma diferença fundamental. A todo momento sua obra revela que além do conhecimento, este conceito deve estar presente na educação das futuras gerações.

Como pessoas individuais pouco somos instigados a perceber que pertencemos a uma humanidade. Jamais cometeria o pecado de blasfemar contra a educação. Então trocarei educar por induzir. Naquilo que somos induzidos a acreditar, nos afasta para mais longe deste conceito. Coletivamente não é diferente.

Na semana passada, a mídia mundial desviou seus holofotes para a reunião do G20. Os governantes das nações mais ricas e poderosas do planeta estavam lá. Para disfarçar, se misturavam com alguns coadjuvantes. Acredito quem nem em pensamento o conceito de humanidade passou por ali. Cada um estava defendendo seus próprios interesses.

Para que um conceito de humanidade possa florescer no planeta, poder e ideologias tais como conhecemos atualmente e as tragédias que provocam precisam ser enterradas sem nenhum luto. Seria imprescindível o alvorecer de uma nova ordem mundial. Como enterrar, se a raça humana se apoderou do planeta coroando este sistema.

As religiões e crenças tais como conhecemos atualmente incluindo seus livros sagrados, precisam ser enterradas e rasgados sem nenhum luto. Nenhuma delas prega o conceito de humanidade. Nenhum deles traz escrito algum conceito de humanidade. Como enterrar, se a raça humana foi induzida a acreditar nas crenças dos livros.

Na ficção já vi o espírito de humanidade aflorar diante de uma catástrofe planetária iminente. De que adiantaria esse espírito aflorar quando já não houver mais alternativas para à extinção da raça humana. Lembrando que a conta-gotas estamos fabricando uma futura catástrofe planetária para as futuras gerações enfrentarem. E não é ficção.

Edgar Morin diz que transformar a raça humana em verdadeira humanidade deve ser o objetivo global e fundamental na educação das futuras gerações. Que toda educação além do progresso, deveria aspirar também à sobrevida da humanidade.

Mas, então nos vemos diante de um dilema. Como ensinar conceito de humanidade para as futuras gerações, se não temos a mínima noção de como fundamentar tal conceito. A contagem regressiva não para. Creio já estarmos no estágio da sobrevida. Podemos enfrentar o nosso fim sem que um conceito de humanidade floresça no planeta.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1