Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 16363 - OS SUBPRODUTOS DA INTELIGÊNCIA - Crônica escrita em 2017 - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1399
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

OS SUBPRODUTOS DA INTELIGÊNCIA - Crônica escrita em 2017

É fato comprovado. Foi o alvorecer da inteligência o responsável pelos seres humanos alcançarem o status de raça dominante no planeta. E se a inteligência acelerou nossa evolução, também tatuou as sociedades com seus subprodutos. Se fosse apenas ignorância, poderíamos ser confundidos com bichinhos de estimação. Não é o caso.

Um osso transformado em arma, foi apenas o primeiro dos vários subprodutos da inteligência. Se evoluímos sem garras visíveis, é correto afirmar que nossas garras se escondem camufladas nos subprodutos. O que nos torna animais predadores em potenciais. Os urros do instinto, sempre calam a razão.

Somos a única raça no planeta com a capacidade de apontar o dedo para as diferenças. Sejam elas físicas, mentais, cor ou, tantas outras criadas pelas convenções que regem as sociedades, como no caso das ideologias e das crenças. Com toda certeza, os predadores mais perigosos são aqueles que se vendem às crenças e as ideologias.

São as crenças e as ideologias o combustível perfeito que alimenta a fogueira de outro subproduto da nossa inteligência. O ódio exerce um fascínio surreal sobre os seres humanos. O ódio que mata em Paris ou Londres, é o mesmo das bombas teleguiadas despejadas de aviões. A diferença entre os dois, é o glamour que mídia ostenta.

Outro subproduto da inteligência é a fé. O acreditar naquilo que nos contam sem a mínima contestação. Meu temor não é um mundo incendiado por bombas atômicas. Temo um mundo incendiado por livros sagrados. Eles também entram na lista dos subprodutos da inteligência.

Já houve uma era de terrorismo causado pela ideologia política. Esses grupos tiveram seu auge de barbáries, só que nunca foram tão perigosos quanto os que se alimentam pelas crenças criadas pelo processo das lavagens cerebrais. A matéria-prima de que todos os subprodutos da inteligência são constituídos.

Os subprodutos da inteligência são como bactérias epidêmicas. Uma doença extremamente contagiosa. O mais preocupante nesta epidemia, é que os doentes são os outros. Estamos sempre nos achando imunes.

Em seu livro “Sapiens – Uma breve história da humanidade”, Yuval Noah Harari faz uma analogia interessante. Ele diz que nenhum macaco acreditará no paraíso, ou em setenta virgens esperando no céu em troca de uma banana. Nem mesmo, se fosse um cacho inteiro delas. Já nós, talvez, acreditaríamos até pela casca da banana.

As lavagens cerebrais só são possíveis em animais predadores agraciados com a inteligência. Apenas esses têm a capacidade de trocar crenças e ideologias por bananas. Apenas aqueles que afiam suas garras nos subprodutos da inteligência.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1