Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 15763 - Vaidade Desaprovada - SILVIO DUTRA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 943
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Vaidade Desaprovada

“Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade; e vivifica-me no teu caminho.” (Salmo 119: 37)
Existem vários tipos de vaidade. Na brincadeira do frívolo e do esporte ocioso, vemos apenas uma espécie de vaidade - leve, aberta e sem disfarce. O boné e os sinos do tolo, o manto do bobo da corte, a alegria do mundo, a dança, a lira e a taça dos dissolutos - os homens sabem que são vaidades - usam na primeira linha o próprio nome e título.
(Nota do tradutor: O significado da palavra vaidade, etimologicamente falando, nada tem a ver com orgulho, conforme é geralmente usada esta palavra em nossa língua portuguesa. Ela significa o que é vão, vazio, algo que é desprovido de importância e propósito).
Ainda outra espécie de vaidade, e mais enganadora, pode ser descoberta nos cuidados deste mundo e no engano das riquezas. Um homem pode seguir a vaidade tanto na casa de jogos quanto no teatro. Se ele está gastando sua vida acumulando riqueza, ele está acumulando vaidade para si mesmo tanto quanto se ele abertamente passasse seus dias em vão ou em um desfile vazio. Nem todos os tolos dançam e bebem. Nem todos os tolos fazem gracejos - muitos são de humor sombrio que gastam dinheiro por aquilo que não é pão, e seu trabalho por aquilo que não satisfaz!
Além disso, existe uma vaidade solene - a vaidade que pode ser vista entre aqueles que observam os cerimoniais vazios da religião, investem-se com trajes estranhos e afetam o odor da santidade. Ou, mudando dos encontros maravilhosos para o humilde conventículo, a vaidade pode até ser descoberta sob a aba larga do amigo que, procurando pelo mundo e não por Cristo, pensa que ele repreende a vaidade do mundo quando o mundo pode repreendê-lo!
A vaidade, eu digo, é tão certamente encontrada entre os sóbrios quanto entre os frívolos. A menos que sigamos a Cristo e façamos de Deus o grande Objetivo de nossa vida, diferimos apenas do grau mais frívolo - e possivelmente o grau pode não ser tão grande quanto supomos!
Todos vocês entenderão meu texto, quando você o ouve, em primeiro lugar: "Afaste meus olhos de olhar para as leviandades dos homens, a tolice do mundo". Mas isso significa mais do que isso. "Afaste meus olhos de olhar para a vaidade do mundo, para a riqueza do mundo, para as tentações substanciais do mundo". Esses, como o pregador real disse, são vaidade. “Vaidade das vaidades”, disse Salomão, “tudo é vaidade”, enquanto ele olhava para tudo sob o sol! E podemos dizer de tudo que está aquém de Cristo: “Desvie os olhos de contemplá-lo, menos meu coração deve amá-lo”.
O salmista continua a acasalar com essa outra petição: “vivifica-me no teu caminho”, para trazer a morte para a alma. Todos vocês sabem que isso é verdade, não apenas daquilo que é espumoso, mas de tudo que, por mais ilusório que seja, não é esterlino. Se você deixar os cuidados deste mundo entrarem em sua mente em demasia, eles não destruirão sua espiritualidade? Se a honra é o seu jogo, ou mesmo se você está caçando um meio de vida honesto, sem dar atenção a Deus, você sabe que sua graça declina, sua fé se enfraquece e seu amor se prepara para expirar. Nenhum alto grau de graça divina pode ser alcançado quando os olhos estão fixos em coisas degradantes. Nós devemos ter nossos olhos onde professamos que nossos corações já estão - além dos céus. Devemos estar à procura de Cristo para revelar as riquezas excedentes de Sua graça e glória - não seguindo vaidades para mostrar o prazer deste presente mundo mau - ou então nossas almas logo perderão a força e o vigor da piedade e teremos boas razões para gritar: “vivifica-me no teu caminho.” Amados, espero que todos saibam ao que o salmista quer se referir ao diz que sejamos vivificados no caminho de Deus. Muitas vezes os seus espíritos ficam letárgicos e aborrecidos quando, de repente, o Espírito de Deus vem sobre você e uma vez, mais seu antigo vigor retorna. E, em vez de rastejar, você começa a correr no caminho dos mandamentos de Deus. Façam, então, esta oração assim como a anterior, "vivifica-me no teu caminho", pois, como o olhar para a vaidade nos fará enfadonhos, para que nossas almas sejam vivificadas, certamente desviarão nossos olhos da vaidade! Como a primeira parte do texto atua sobre a segunda, então a segundo também atuará sobre a primeira. Coloque os dois juntos e que eles sejam graciosamente realizados na experiência de cada um de nós!
Para ampliar o ensino do texto, vou agora chamar sua atenção para quatro coisas - uma confissão tácita; uma profissão silenciosa; um desejo veemente e uma esperança confiante.
I. Primeiro, então, observo aqui A CONFISSÃO TÁCITA. Não é dito em tantas palavras, mas é realmente destinado a isto. O salmista parece se impugnar e desabafar seu peito diante de Deus, deplorando, de fato, uma tendência natural à vaidade. O que? É assim, afinal, que Davi conheceu a comunhão com o mundo? Será que o que é vão ainda o atrai? O que? Quando a aliança de Deus tem sido peculiarmente agradável ao pastor rei, a alegria e a folia deste mundo e os vira-latas da terra ainda o atraem? Ele parece confessar isso. Ele não precisaria ter seus olhos desviados da vaidade se não houvesse algo em seu coração que fosse atrás dela! Ele não pedia a Deus para desligá-los, a menos que ele sentisse que precisava de um braço mais forte que o seu para mantê-lo em condições de contenção! É muito fácil para você e eu ficarmos de pé e representar o sábio - sim, e orarmos em nossos quartos como sábios. Podemos sentir, em nossas próprias almas, que temos experiência agora e nunca mais seremos intoxicados pelas correntes de ar do mundo, nunca mais seremos enganados por suas mentiras. Mas assim que Madame Bubble mostra seu rosto, suas estranhas fascinações atraem nossos olhos! Deixe o mundo tocar a campainha e logo começamos e nosso coração vagueia, muitas vezes antes que estejamos conscientes disso! Sabemos que são coisas vaidosas – as conhecemos completamente -, mas, mesmo sabendo disso, não o fazemos em nossa própria natureza, portanto, evite-as! Imprudente das armadilhas, os pássaros são tolos o suficiente para voar nelas! Embora saibamos que o caldo está envenenado, será tão doce que, a menos que seja impedido pela graça de Deus, você e eu logo estaremos embriagados com ele! Todo filho de Deus sabe que ele é um tolo ou ele é um grande tolo, de fato, se ele não o conhece!
Todos os herdeiros do céu compreendem que há dentro de si um grande sumidouro de vaidades - seus gostos viciosos respondem aos vis compostos da terra como "apelos profundos às profundezas". É bastante claro, penso eu, se você entregar a oração, o salmista confessa que seu coração vai atrás da vaidade.
Ele confessa, mais uma vez, que seus olhos estão sobre ela agora. Ele diz: "Desvie-os". O que ele quer dizer, senão que estão nisso? E alguns de nós, ao nos aproximarmos da casa de Deus, esta noite e, talvez, enquanto estamos sentados aqui, tivemos que confessar que nossos olhos estão voltados para a vaidade. Por que, alguns de vocês crentes podem ter pensado em algum trecho bobo de uma música que você ouviu antes de você se converter, ou algum conto ocioso que foi contado no outro dia. Você ficaria feliz em esquecê-lo, mas ele o seguiu até aqui - sim, e pode até mesmo segui-lo até a mesa de comunhão. Ou, possivelmente, seus cuidados mundanos apareceram com você e minha pobre conversa mal teve o poder de tirá-lo de suas famílias, de suas lojas, ou de todos os pensamentos ansiosos que o sobrecarregam! Seu coração está nessas coisas agora. Quando você se levantou para cantar sobre Cristo e pediu a Ele que o colocasse como um selo sobre o coração dEle, onde suas fantasias voadoras estavam vagando? Nós tentamos orar agora, mas enquanto as palavras do pregador foram para o céu, seus corações não vagaram, eu não sei onde? A confissão assume outro caráter como parece sugerir que, tão logo nossos olhos estão voltados para a vaidade, nosso coração vai atrás dela. O que? Não podemos controlar nossos próprios olhos? O que? Somos tão vaidosos que a mera visão da vaidade é uma tentação para nós? Certamente, ver a vaidade deveria ser suficiente para nos fazer evitá-la! Alguns homens dizem que olham para o mal e, sabendo que é mau, estarão a salvo do perigo de serem traídos por ele. Ah, quantos provaram o vazio dessa pretensão? Irmãos e irmãs, a árvore do conhecimento do bem e do mal trouxe pouco benefício para a humanidade - certamente trouxe uma maldição! Cuidado com a esperança de serem como deuses por comer novamente daquela árvore! Nós somos mais propensos a ser como demônios do que ser como deuses através da alimentação dela! Ah não! Eu sei o suficiente do pecado sem olhar para ele! Existe conhecimento suficiente da minha pecaminosidade forçada sobre mim por minhas tentações e fracassos diários, sem que eu vá a este lugar ou ao outro, para que eu possa olhar para o pecado! Não me diga que você entrou em má companhia apenas para averiguar seu caráter! Não me diga, meu jovem, que tendo ouvido uma certa coisa condenada, você pensou que deveria ver por si mesmo! Isso não vai funcionar! Isso não é um desejo do crente, nem um desejo do homem piedoso! Ele clama: “Afaste meus olhos. Senhor, deixe-me falar contigo humildemente. Eu sou tão pecador e tão fraco que só tenho de ver uma vala para cair nela - só ver um fogo para colocar o dedo nele? Eu não sou assim em outras coisas - como é que estou tão envolvido na carnalidade da minha mente? Mas assim é, Senhor. Vós sabeis e o teu servo sente que é assim. ”Portanto, que a confissão se mantenha, “afasta os meus olhos de contemplar a vaidade”. A confissão do salmista parece ir um pouco mais fundo, pois ele parece dizer que não pode manter seus olhos fora da vaidade. “Afaste meus olhos.” O que, Senhor? Eu não tenho um nervo óptico? Não há um poder na minha cabeça para se virar do caminho que ele quer? Eu sou obrigado a olhar para a vaidade? Não, não compelido por necessidade física, mas ainda, tão compelido pela disposição desta vil natureza minha que a menos que Tu mantenhas tuas mãos sobre minha cabeça e desvies meus olhos de contemplar a vaidade, eu certamente estarei olhando para isto!”
Nós iremos a qualquer lugar para ver a vaidade! É estranho que montanhas os homens escalarão - em que profundidade mergulharão - a que ligas viajarão - que riqueza vão gastar para ver a vaidade! E quando viram tudo o que podem ver, a que se refere, senão à visão de tanta fumaça, afinal de contas? E, no entanto, irmãos e irmãs, não podemos manter nossos olhos fora disso! Se alguém lhe disser que há uma coisa indecente ou inconveniente, um malabarismo ou alguma feitiçaria, você não sente um desejo interior, um desejo profano de vê-lo? Não é um princípio bem conhecido da natureza humana? Há um pequeno tratado, eu acho, intitulado "Não leia" - e por que, você acha, que era tão apropriado? Porque, qualquer que seja o tratado que possa não ser lido, esse é certo de ser lido! “Não leia” - a proibição provoca apetite, e no momento em que você e eu ouvimos, “não”, sendo dito, a inclinação começa a se agitar! Graças a Deus que esta propensão mórbida é contida e subjugada pela graça soberana através do amor de Jesus! Mas ainda assim, o preconceito natural é para o mal e somente para o mal. Portanto, Senhor, "Desvie os meus olhos de contemplar a vaidade". A confissão é muito profunda, você vê. Mas há ainda mais na próxima cláusula. “Vivifica-me no teu caminho.” Ele parece confessar que é Tolo, pesado, encarapitado e quase morto. Você não sente o mesmo? Espero que você não o faça, mas muitas vezes faço isso, e temo que você o faça muitas vezes, até mesmo o melhor de vocês. E quando pensamos em quão rápido nossos espíritos devem se mover ao longo da estrada celestial, constrangidos e movidos pelo amor como o de Jesus, acho que todos devemos clamar - “Querido Senhor! E nós sempre permaneceremos com essa pobre taxa de mortalidade? Nosso amor tão fraco, tão frio para Ti, e o Teu tão grande para nós?” Sim, ficamos aborrecidos se Deus nos deixa por um momento - tão enfadonhos e tão apaixonados que os melhores motivos não podem nos estimular! Caso contrário, o salmista não precisaria apelar ao Todo-Poderoso para efetuar aquilo de que ele próprio era capaz. O que? O pensamento do Inferno não irá me vivificar? Posso pensar em pecadores perecendo e ainda não ser despertado? Não será que o pensamento do céu vai me vivificar? Posso pensar na recompensa que aguarda os justos e ainda assim ser maçante e estúpido? O pensamento da morte não vai me vivificar? Posso pensar em morrer e ficar de pé diante do meu Deus - e ainda ser preguiçoso no serviço do meu Mestre? O amor de Cristo não vai me vivificar? Posso pensar em Suas queridas feridas, posso sentar-me aos pés de sua cruz e pensar nEle, e ainda assim não ser estimulado a algo como fervor e zelo? No entanto, parece que tal consideração não pode vivificar o zelo, mas que o próprio Deus deve fazê-lo, ou então não havia necessidade de clamar, “vivifica-me”.
Pareceu-me, quando virei este texto, que era incrível o que o salmista, atingido pela pobreza, sentiu. O que um mendigo pede? O mendigo mais pobre que já conheci nunca me pediu, até onde eu me lembro, nada menos do que um gole de água e um pedaço de pão - mas aqui está um homem que não pede a Deus nada tão pequeno quanto isso - ele pede: pela própria vida! “Vivifica-me.” O mendigo tem vida - ele só me pede meios para sustentá-la. Mas aqui está um pobre mendigo, batendo à porta da misericórdia, que tem que pedir a própria vida! E esse mendigo me representa - representa você - representa, tenho certeza, todo cristão que conhece a si mesmo. Você pode pedir, todos os dias, pela existência espiritual! Não é: “Exalte-me, Senhor. Enriqueça-me nas coisas celestiais”, mas, “Oh, mantenha-me vivo! Vivifica-me, ó Senhor!” Você vê que a confissão, assim, nos leva para os lugares mais secretos da necessidade do homem. Oro para que Deus nos ensine a todos, de modo a sentir qual é o nosso estado verdadeiro que, com corações humildes, sinceros e devotos, possamos fazer a oração: “Desvie os meus olhos de contemplar a vaidade; e vivifica-me no teu caminho.”
II. O texto também envolve UMA PROFISSÃO SILENCIOSA. Você observa isso? Não é todo confissão de pecado - há uma profissão de algo. Há uma profissão, pelo menos disso, "Senhor, eu sei que é vaidade". Isso é algo. “Ó meu Deus, como eu te bendigo que conheço o vazio do mundo e a praga do meu próprio coração!”
Sempre foi assim, mas nem sempre penso assim. Há alguns de vocês que não acham que até as diversões mundanas são vaidade. Você as ama - há uma doçura e uma substância nelas para você. Talvez você seja como a dama que disse ao ministro que adorava ir à peça, porque, antes de mais nada, havia o prazer de pensar nisso antes de ir - e depois havia o prazer de estar lá, depois havia o prazer de pensar nisso depois - e o prazer de contar isso para os amigos. "Ah", disse o homem de Deus, "e há outro prazer que você esqueceu". "O que é isso, senhor?", perguntou a senhora. "É o prazer de pensar nisso em uma cama moribunda, madame." Pequeno prazer este! Alguns de vocês nunca pensaram no último prazer e, portanto, a vaidade do mundo é muito satisfatória para vocês. Eu sei o que um porco diria se ele falasse. Enquanto mastigava suas cascas, ele diria: “Não sei dizer o que pensar daqueles homens idiotas - eles chamam essas cascas vazias - e jogam-nas fora. Eu as considero muito gostosas e substanciais ”. Você atribuiria, então, a qualidade do sabor à natureza do animal. É como a maneira de um porco e, assim, os pecadores dizem: “Nós não podemos entender por que essas pessoas estritas, esses puritanos, encontram defeitos nos divertimentos mundanos - nós os achamos muito doces.” Sim, mas você vê que é apenas um pecador que diz isso - é apenas um pecador quem sente isso. O verdadeiro filho de Deus sabe que tanto os prazeres deste mundo e seus cuidados são igualmente vaidosos! Eu sei como alguns de vocês se sentiram quando estavam ocupados. Enchido com muitas coisas, mais do que você poderia administrar, um amigo elogiou você e disse: “Estou feliz que você esteja se dando muito bem. As aparências indicam um comércio próspero.” “Bem”, você responde, “acho que estou. Sou grato pelos negócios.” Mas, quando seu amigo virou a cabeça, você pensou: “ Ah, mas eu ficaria mais grato se tivesse mais graça divina, pois sinto que muitos negócios precisam de muita graça para equilibrá-los, ou então quanto mais rico eu fico, mais pobre eu serei.” Você sentiu que era vaidade a menos que você pudesse ter a bênção de Deus e a presença de Cristo com ela. É uma característica desta profissão que, vendo essa vaidade, você não quer amá-la e evitar ser enredado por ela. Se eu disser: "Afaste meus olhos dela", confesso, diante de Deus, que não a amo. Espero que haja muitos de nós aqui que podem dizer: “Senhor, nosso mau coração às vezes vai atrás da vaidade, mas nós realmente não a amamos - no fundo de nossas almas há um ódio ao pecado tão profundamente enraizado que se a perda de nossos olhos tirasse a tentação e nos impedisse de pecar, agradeceríamos que nunca nos permitisse ver um raio de luz, novamente, pois o pecado é tão terrível para nós que até a cegueira seria uma bênção se nos permitisse fugir do pecado”. A segunda cláusula do texto contém também a natureza da profissão: “Vivifica-me no teu caminho”. O homem que ora assim já está nos caminhos de Deus! Ele professa que os ama - que deseja ser obediente à vontade de Deus e continuar progredindo nos caminhos de Deus. O que vocês dizem, queridos irmãos e irmãs? Alguns de vocês acham os caminhos da justiça muito grosseiros, contudo, vocês os abandonariam? Alguns de vocês são reprovados e perseguidos por causa de Cristo, contudo, vocês gostariam de voltar aos caminhos do pecado? O diabo colocou um cavalo à sua porta e há um freio de ouro sobre ele - e ele é tão suave! “Agora monte”, ele diz, “volte e sirva ao seu antigo mestre! Ninguém vai rir de você então! Todos vão chamá-lo de bom companheiro - caridoso, gentil e liberal. Volte”, diz ele ,“e vou tratá-lo melhor do que antes!” Você montará e cavalgará? “Não”, o mínimo de nós diria se tivéssemos a oferta mais alta para a renúncia de Cristo - nós não O abandonaríamos - “Vão vocês que se gabam em todas as suas lojas, E digam quão brilhantemente elas brilham - seus montes de pó cintilantes são teus, mas o meu Redentor é meu! Eu não mudaria o meu estado de solidão Por tudo que a terra chama de bom! E enquanto minha fé puder mantê-la firme, não invejo o ouro do pecador.” Não, Senhor, posso estar cansado em Seu caminho, mas, por Sua graça, nunca me cansarei de Seu caminho.
III. E agora, em terceiro lugar, há diante de nós aqui UM DESEJO VEEMENTE - quão veemente, essa única experiência que conhece a amargura da vaidade e a decepção que ela traz! Quão veemente é este desejo só podem descrever aqueles que conhecem a excelência e a doçura do Divino
O salmista respira toda a sua alma nesta oração. Ele parece implorar com mais veemência, seu corpo e sua alma parecem orar juntos. "Afaste meus olhos", diz o corpo. "Vivifica-me", diz a alma! Este é um desejo mais razoável e mais prático. Quão razoável é! Quando um cristão não é estimulado da maneira de Deus, ele fica muito desconfortável. O estado mais feliz de um cristão é o estado mais sagrado. Como há mais calor mais próximo do sol, também existe a maior felicidade mais próxima de Cristo. Estou convencido de que nenhum cristão encontra consolo quando seus olhos estão fixos na vaidade - não, que ele nunca encontra satisfação a menos que sua alma seja vivificada nos caminhos de Deus. O mundo pode encontrar a felicidade em outro lugar, mas ele não pode. Eu não culpo os homens ímpios por irem aos seus prazeres. Por que eu deveria culpá-los? Deixe-os ter seu preenchimento - isso é tudo que eles têm para desfrutar.
Ouvi falar de uma esposa convertida que se desesperou com a salvação do marido, mas ela costumava ser sempre muito gentil com ele. Ela disse: "Receio que ele nunca seja convertido". Mas o que quer que ele desejasse, ela sempre ficava por ele, e ela fazia qualquer coisa por ele, "pois", ela disse, "temo que este seja o único mundo no qual ele será feliz e, portanto, eu decidi fazê-lo o mais feliz possível.” Mas vocês, cristãos, devem buscar suas delícias em uma esfera superior, porque você não pode ser feliz nas frivolidades insípidas do mundo, ou nos prazeres pecaminosos dele! Além de ser desconfortável, é muito perigoso. Um cristão está sempre em perigo quando está cuidando da vaidade. Nós ouvimos falar de um filósofo que olhou para as estrelas e caiu em um buraco. Mas, se eles caírem profundamente, olhem para cima, quão profundamente eles caem e olham para baixo! Nenhum cristão está sempre seguro quando sua alma é tão preguiçosa ou sonolenta que precisa ser estimulada. Claro que você não me entende por dizer que sua alma está em perigo de se perder. Todo cristão está sempre seguro quanto à grande questão de sua posição em Cristo, mas ele não está seguro quanto à sua posição e felicidade nesta vida. Satanás não costuma atacar um cristão que vive perto de Deus - pelo menos, acho que não. É quando o cristão se afasta de Deus e fica meio morto de fome e começa a se alimentar de vaidades, que o diabo diz: “Agora eu o terei!” Ele pode às vezes ficar de pé com o filho de Deus que é ativo no serviço do seu Mestre, mas a batalha é geralmente curta. Aquele que desliza ao entrar no Vale da Humilhação convida Apolion para vir e lutar com ele!
Ainda, para um cristão ter seus olhos fixos na vaidade é prejudicial à sua utilidade. Não, muito mais - isso causa danos positivos aos outros. Quando um cristão é encontrado colocando seu afeto nas coisas do mundo, o que os mundanos dizem? “Ora, ele é um dos nossos próprios amigos! Ele é como nós! Veja, ele ama o que amamos, onde está a diferença entre nós e ele?” Assim, a causa de Cristo sofre ferimentos graves. Como você, meu querido irmão, do púlpito, por exemplo, pode pregar sobre um certo pecado quando você mesmo é culpado disso? Eu gostaria, por exemplo, de ouvir um homem que jura que o Batismo regenera quando ele sabe que não, repreende uma condessa por dizer que ela “não está em casa” quando está! Eu gostaria de ouvi-lo repreender um vendedor por causa de "uma mentira branca" em todo o balcão. Eu gostaria de ouvi-lo repreender o diabo, pois acho que ele dificilmente poderia se aventurar a fazê-lo! A infidelidade ao Espírito de Deus é um pecado tão grande quanto sempre foi cometido por Satanás! Não, meus irmãos e irmãs, devemos nos manter livres desses pecados, ou então, para fins práticos, o tendão de Aquiles foi cortado e não podemos servir a Deus com força! Nós só podemos fazer algum serviço insignificante para Ele quando nossas vestes são vistas e nossas almas são colocadas na vaidade.
Por todas estas razões, então, deixe o cristão orar esta oração razoável para que ele possa ser guardado da vaidade. Eu disse que esta é uma oração muito prática? Então, na verdade, é. Você observará que a dor anterior é prática, embora a última possa parecer espiritual. O salmista diz: "Afaste meus olhos". Agora, o homem que ora segundo esse modo não falhará na direção direta de seu objetivo. Aquele que é diligente em orar esta oração não será negligente em sua vida. Ele não orará: "Afaste meus olhos da vaidade", e depois beberá a morte dos prazeres carnais. Ele não orará: "Afaste os meus olhos de contemplar a vaidade", e então volte e volte os olhos para o próprio mal que ele depreciou! Não, irmãos e irmãs, não convém que seja assim. Há algo tão prático no texto que recomendo à sua sincera observação. Façam sua oração esta noite, cada um de vocês!
IV. Por último, há no texto uma expressão de ESPERANÇA CONFIANTE. O salmista não ora como um oscilador que não receberá nada do Senhor. Parece-me que ele tem uma confiança inabalável que Deus vai desviar os olhos da vaidade e que Deus pode vivificá-lo.
Algum de vocês se desviou? Deixe esta frase confortá-lo hoje à noite! Não perca a crença de que o Amor divino pode restaurá-lo. Você afundou muito baixo? Não duvidem da eficácia da mão direita do Altíssimo para lhe trazer de volta! Satanás terá uma grande vantagem sobre você se você começar a pensar que Deus não pode lhe estimular. Não, tenha certeza de que Ele pode. E deixe-me dizer-lhe que Ele pode fazê-lo prontamente. Pode lhe custar muitas dores, mas não lhe custará nada. Aquele que fez o mundo do nada pode certamente restaurar a alegria que você perdeu! E posso dizer-lhe o que eu acho qual é o meio que Deus frequentemente usa com seu povo para restaurá-los e vivificá-los, e tirar os olhos da vaidade? Eu acho que é uma visão de Cristo! De qualquer forma, meu testemunho pessoal é que nunca conheço tão bem a vaidade deste mundo como quando vejo as belezas e as perfeições do meu Senhor e meu Mestre. Aquele verdadeiro homem de Deus, o Dr. Hawker - sou informado por um amigo meu que o visitou certa manhã - foi convidado a ir ver uma revisão militar que estava ocorrendo em Plymouth. O médico disse: “Não.” Meu amigo insistiu e disse: “Sei que você é um sujeito leal e gosta de ver as frotas do seu país - é um espetáculo nobre”. O médico disse que não, ele não podia ir e, sendo pressionado até ficar envergonhado, ele deu esta resposta notável: “Há momentos em que eu poderia ir e aproveitar, mas meus olhos viram o Rei em Sua beleza esta manhã, e eu tive um sentimento tão doce de companheirismo com o Senhor Jesus que eu não ouso ir olhar para qualquer espetáculo a fim de não perder o presente prazer que agora absorve a minha alma.” Eu acho que você e eu temos sentido a mesma coisa, em nossa medida, quando Cristo se manifestou a nós. O que? Olhar para a vaidade, meu Senhor, quando sua mão perfurada tocou meu coração? Quais são os edifícios mais grandiosos deste mundo, com toda a sua pompa de arquitetura, comparados contigo, a Grande Pedra Fundamental, a principal pedra angular, eleita e preciosa? Qual é a música deste mundo, com todo o seu encanto, comparada com o Seu nome, Emanuel, Deus Conosco? - “Sons mais doces do que a música se conhece no nome de Emanuel - Todas suas esperanças do meu espírito devem-se ao Seu nascimento, e cruz, e vergonha.” Quais são as festas do mundo comparadas com você, ó Cristo? As suas guloseimas não são doces, porque provei da Tua carne. Seus vinhos não são mais saborosos, pois bebi da taça do Teu sangue. Quais são as ofertas mais escolhidas do mundo que ele possa me fazer de honra ou de riqueza? Porventura não me ressuscitaste e me fizeste sentar em lugares celestiais contigo mesmo, e não me fizeste rei e sacerdote para Deus e não reinarei contigo para todo o sempre?
Cristão, você pode continuar com essa reflexão a esta hora! Você pode se gloriar em Deus e sua fé leviatã pode nadar neste profundo abismo do amor de Jesus! Você certamente, depois disso, nunca poderá voltar para a piscina onde o peixinho deste mundo nada. Aqui você pode se aquecer nos raios de um sol meridiano - e depois você vai clamar por uma vela quinquilharia porque perdeu seus raios? Que vergonha para você, Cristão, se sua alma é tomada por vaidades! Deixe que aqueles que as amam encontrem tudo nelas, mas você não pode! A visão daquele que é branco como o lírio para a perfeição e vermelho como a rosa para o sofrimento sacrificial deve ter tirado a beleza deste mundo para nós! Diz Rutherford: “Desde que eu comi o pão do céu, o pão marrom deste mundo não esteve no meu paladar. E já que eu me regozijei com a comida dos anjos, eu não posso comer as cinzas que satisfazem os homens cuja porção está nesta vida.”
E verdadeiramente é assim! Levanta-te, o sol da justiça e o nosso amor pelas trevas serão dissipados enquanto nos encantamos com a tua luz! Nós ouvimos de alguns que adoram o sol em sua ascensão - isso é triste idolatria - mas se levante, Sol da justiça, e nós Te adoraremos e não haverá idolatria nisso! Você não é como o sol que queima os olhos humanos quando eles olham para ele. Nós olharemos para Seu rosto até que Sua luz transportadora somente queime nossa visão para este mundo - para nos ajudar a contemplar a Ti Mesmo, Jesus, sem um véu sobre eles.
Oh, que eu estivesse falando assim para todos vocês, mas estou consciente de que não estou. Oro, porém, para que você, que ama a vaidade, descubra como é inútil antes de morrer.
Na outra noite, fiquei acordado e revirei várias horas antes de adormecer. Percebi então, mais do que em qualquer outro momento da minha vida, o que era morrer. Meus ossos pareciam tremer. Deitei, como eu pensava, em uma cama de enfermidade - a sala parecia silenciosa ao meu redor. O tique-taque do meu relógio soou como o tique-taque do relógio da morte. Eu pensei ter ouvido eles sussurrarem: “Ele deve morrer”. E então minha alma pareceu se atirar de volta às realidades de Deus em Cristo e eu me perguntei: “Eu preguei ou orei por isso? Mas agora é Cristo capaz de me salvar. Ele é minha única esperança e meu único apelo. É verdade que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores?” E eu me lembrei daqueles argumentos convincentes e abençoados que provam que Cristo é o Enviado de Deus e minha alma se alegra por poder morrer em paz! E então eu pude pensar no doce descanso que Jesus traz quando você pode se jogar sobre Ele. E agora, esta noite, na lembrança daquela estranha visão da sombra da morte pela qual passei, posso apenas perguntar aos outros: “O que você fará quando realmente vier a morrer, se não tiver o Salvador?” Homens e mulheres , se você não tem nenhum Cristo para confiar, o que você fará? Você deve em breve ter o suor da morte enxugado de suas faces úmidas. Você deve em breve ter a gota de água necessária administrada aos seus lábios ressecados. O que você fará quando a morte sacudir os ossos do homem forte e fizer com que cada nervo vibre com a música medonha da dor? O que você fará quando a morte, o inferno, o julgamento e a eternidade, e o grande trono branco se tornarem coisas reais para você e seus negócios, e até seus filhos e sua esposa parecerem banidos de seus olhos? Deixe o amor de um irmão implorar para você fugir da ira por vir e voar para Cristo para a salvação! Deus sabe como eu amo sua alma! É para o bem das almas dos homens que eu sofro desprezo e zombaria e de bom grado os suporto - sim, e vou provocá-lo mais do que jamais fiz - provocá-lo porque esta geração monótona e morta precisa de provocação - precisa ser despertada! Mesmo seus ministros precisam ser estimulados a algo como honestidade e zelo pelas almas dos homens! Eu digo que terei bom grado de repreender por causa de vossas almas - não deveria? Oh, você não será persuadido a pensar naquelas coisas que contribuem para a sua paz eterna? As portas do céu estão lá em cima! As portas do inferno estão lá embaixo! A cruz de Cristo aponta você para o céu - siga sua orientação! Olhe para as feridas de Jesus! Estas são as portas de pérola através das quais você deve entrar no céu. Mas se você se voltar para as suas vaidades e para os seus pecados e segui-los - e deleitar-se com os prazeres mundanos - então o inferno é a sua parte tão certo quanto você peca! Que o Senhor dê fé àqueles que não têm ninguém e ajude-nos a crer na graça, a andar nos Seus caminhos - e ao Seu nome será a glória, eternamente! Amém.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de SILVIO DUTRA:
A Adoração no Culto Público Autor(a):
A Aliança Eterna, o Suporte do Crente sob Aflição Autor(a):
Amor a Deus Autor(a):
Como Ir para o Céu Autor(a):
Confessar e se Arrepender em vez de se Endurecer Autor(a):
Conforto para os Cristãos – Parte 1 Autor(a):
Conforto para os Cristãos – Parte 2 Autor(a):
Conforto para os Cristãos – Parte 3 Autor(a):
Conforto para os Cristãos – Parte 4 Autor(a):
Deus nos Ordena Sermos Santos Porque Ele é Santo Autor(a):
Domínio do Pecado ou da Graça Autor(a):
Há Alguma Coisa Difícil Demais para o Senhor? – P 1 Autor(a):
Há Alguma Coisa Difícil Demais para o Senhor? – P 2 Autor(a):
Hebreus 1 - Versos 10 a 12 – P1 Autor(a):
Hebreus 1 - Versos 10 a 12 – P2 Autor(a):
Hebreus 1 - Versos 8 e 9 – P1 Autor(a):
Hebreus 1 - Versos 8 e 9 – P2 Autor(a):
Hebreus 1 – Versículos 1 e 2 Autor(a):
Hebreus 2 - Verso 1 – P1 Autor(a):
Hebreus 2 - Verso 1 – P2 Autor(a):
Hebreus 2 - Versos 2 a 4 – P1 Autor(a):
Hebreus 2 - Versos 2 a 4 – P2 Autor(a):
Hebreus 2 - Versos 2 a 4 – P3 Autor(a):
Hebreus 2 - Versos 2 a 4 – P4 Autor(a):
Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P1 Autor(a):
Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P2 Autor(a):
Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P3 Autor(a):
Início, Meio, Fim e Recomeço – Parte 1 Autor(a):
Início, Meio, Fim e Recomeço – Parte 2 Autor(a):
John Owen - Hebreus 1 - Versos 4 e 5 – P1 Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1