Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 14746 - O Imperador, a Vila Americana, a estação ferroviária, a Cascavel da Geórgia e a rainha do rock - ZILDO GALLO

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 571
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O Imperador, a Vila Americana, a estação ferroviária, a Cascavel da Geórgia e a rainha do rock

Nos idos de 1875, um apaixonado pela ainda relativamente recente arte da fotografia discursava e se deixava fotografar na pequena Vila Americana, um lugarejo que pertencia ao pequeno município de Santa Bárbara, na Província de São Paulo. Era Dom Pedro II, o Imperador do Brasil. Alguns dos ouvintes talvez nem entendiam as suas palavras, mas, com toda certeza, sabiam da sua importância. Eram homens e mulheres habituados à língua inglesa, chegados a pouco no Brasil, moradores da Vila, com seus troles, carroças e roupas de feriado, acompanhando a inauguração da estação ferroviária de Santa Bárbara, que foi edificada às margens do rio Quilombo, à época um córrego de águas límpidas, abundantes e repleto de peixes. Foi uma efeméride marcante, que contou com a presença da então autoridade máxima do Brasil daquela época: Dom Pedro II, o Imperador.

A inauguração da estação ferroviária da Companhia Paulista de Estrada de Ferro trazia esperanças e possibilidades de bons negócios a essas pessoas que viviam do trabalho na terra. O plantio do algodão, já há alguns anos, não garantia os melhores resultados financeiros aos colonos americanos, refugiados sulistas, outrora confederados, que começaram a se instalar na região nos últimos anos da década de sessenta do século XIX. A ferrovia serviria como escoadouro veloz – a rapidez era necessária – de um novo produto, um produto perecível, uma variedade de melancia ainda desconhecida no Brasil, a Cascavel da Geórgia.

A agricultura canavieira para a fabricação de aguardente, que também era uma atividade econômica muito lucrativa naquela época, foi uma alternativa abandonada por várias famílias americanas, já que não era condizente com os seus valores protestantes. Outros americanos imigrados, por seu turno, imbuídos de um pragmatismo mercantil, também característico às populações praticantes das religiões oriundas da reforma protestante, desconsideraram as restrições religiosas, construíram seus engenhos e também foram bem sucedidos, ainda que sem as necessárias e reconfortantes bênçãos do Senhor. Não importa a nacionalidade e nem os valores religiosos, os seres humanos costumam ser incoerentes e negócio sempre é negócio em qualquer lugar do mundo. Com o trem, muitas vezes mais veloz que as velhas carroças, a Cascavel da Geórgia tornar-se-ia uma boa alternativa de negócio.

O norte-americano imigrado tinha bons motivos para comparecer à inauguração da estação, pois Dom Pedro II foi um grande incentivador da sua vinda ao Brasil, tratava-se um tipo de retribuição. Além disso, pouco tempo depois da sua chegada, ele recebeu de presente uma estação de trens bem na porta da sua casa. Um baita presente para ajudar no esquecimento das agruras da Guerra de Secessão. Em retribuição não planejada ao acolhimento da nova pátria, os americanos sulistas introduziram as sementes dessa deliciosa melancia, que se esparramou por todo o território nacional.

Apesar do seu nome assustador, a cascavel enquanto melancia, trata-se de um saboroso presente, sem dúvida alguma. Muitos anos depois, no período republicano, no século XX, os descendentes dos norte-americanos presentearam os brasileiros com outro excelente presente: Rita Lee, a nossa Rainha do Rock. As coincidências da vida: o rock surgiu nos EUA e a nossa maior roqueira descende dos americanos sulistas; não acredito em coincidências, mas, seguindo as pegadas do Doutor Carl Gustav Jüng, acredito em sincronicidades; este é um bom exemplo de sincronicidade, ao meu ver.

Contei esta pequena história, recheada de alguma fantasia, para simplesmente homenagear os moradores que, vindos do sul dos EUA, deram o nome à cidade onde vivi, da minha infância até os meus trinta anos de idade, e também para agradecer-lhes pela melancia, que muito aprecio, e por Rita Lee, a quem aprendi a admirar desde o início da sua brilhante carreira.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de ZILDO GALLO:
(RE)(IN)VOLUÇÃO: grandes almas Autor(a):
A árvore de beija-flores, o sabiá distraído, o gavião certeiro e o gambá do meu condomínio Autor(a):
A conversão de São Francisco: uma loucura divina Autor(a):
A empresa do futuro e a produção de valores sustentáveis: ou vai ou racha! Autor(a):
A FOME E O PAPEL Autor(a):
A guerra pela água: Grande São Paulo versus Região de Campinas (2015) Autor(a):
A HORA DA AVE MARIA Autor(a):
A HUMANIDADE ASSOMBRADA Autor(a):
A INCRÍVEL SAGA DO PEIXE BOTINA Autor(a):
A LUA E O MAR Autor(a):
A mamadeira de manga e o coquinho da macaúba Autor(a):
A MENINA QUE PASSAVA Autor(a):
A moralidade do mercado ou para quem o crime compensa Autor(a):
A origem mítica do nome da cidade de Atenas (Grécia): um tributo à agricultura Autor(a):
A OUTRA GUERRA Autor(a):
A POESIA (o poeta e sua sina) Autor(a):
A POESIA (o poeta e sua sina) Autor(a):
A PROCURA DO POETA Autor(a):
A riqueza e a diversidade: uma discussão sobre o valor das floresta na economia de mercado Autor(a):
A sonda New Horizons, o rebaixamento de Plutão, o rapto de Perséfone e o Tarô Mitológico Autor(a):
AFETOS ABORTADOS Autor(a):
AFIRMAÇÃO (Smithiana mão invisível) Autor(a):
ÁGUA PARA TODOS Autor(a):
ÁGUA: UM POEMA À CONSCIÊNCIA Autor(a):
ÁGUAS DE OUTUBRO (via crucis) Autor(a):
ALÉM DAS SOMBRAS DA CAVERNA Autor(a):
ANÉIS DE SATURNO Autor(a):
ANTAGONISMOS Autor(a):
AO MINEIRINHO POETA Autor(a):
ÁRVORE SECA Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1