Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 14695 - NOSSA POBRE EDUCAÇÃO - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1411
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

NOSSA POBRE EDUCAÇÃO

Nas últimas semanas nossa pobre educação tem sido o assunto principal de um feroz bate-boca ideológico. Nesse bate-boca a educação foi relegada a um segundo plano. Só o fato de se misturar educação com a palavra “partido” é assustador. Cada novo governo tenta transformar a educação numa lavagem cerebral. Outra está prestes a começar.

Além do bate-boca ideológico, nossa pobre educação ganhou outro sinal de interrogação. O futuro presidente foi pressionado a trocar o nome do futuro ministro da pasta pela ala política evangélica. Por apoio político, nossa pobre educação foi vendida por um saco não cheio de moedas, mas de votos na forma de versículos.

O futuro ministro quer nossa educação novamente com os valores conservadores da família brasileira. Até fez questão de posar para a mídia apresentando sua “linda família”. Os erros de todos os governos anteriores se repetirão agora, e nossa pobre educação continuará fracassando.

Podemos até traçar um pequeno paralelo entre nossa pobre educação e “Deus, um Delírio” de Richard Dawkins. Dawkins afirma que não devemos dizer: “Essa criança é católica ou muçulmana”. O correto é dizer: “Essa criança tem pais católicos ou muçulmanos”. A educação escolar não pode ser poluída por qualquer outra ideia, que não seja conhecimento.

Com certeza absoluta a guinada para o fracasso da nossa educação começou na ditadura com os militares. Já escrevi sobre isto faz muito tempo. Não sei de você que faz parte da minha geração, mas me senti sendo usado como cobaia. De repente, fomos transformados em simples “conceitos”. Éramos ótimos, bons, regulares ou péssimos.

No fim do ano, aqueles que foram regulares ou péssimos durante todos os bimestres faziam uma recuperação de duas semanas, e eram sumariamente “empurrados” para a série seguinte. Sem se esquecer que a cereja do bolo desse “assassinato educacional” tinha o nome de “Educação Moral e Cívica”. Misturou-se civismo com analfabetismo. O resultado estamos vivenciando atualmente.

Os militares se foram e deixaram uma herança nefasta para a educação. Cada novo governo democrático eleito resolveu ajustar a educação com seus princípios ideológicos. Este é o grande câncer da educação brasileira. Que nos faz aparecer sempre na rabeira quando comparados com outros países. Mesmo os de Terceiro Mundo.

É preciso desvincular nossa pobre educação de ideologias e focar no conhecimento. Não pensem ser fácil. É preciso um recomeço da formação dos educadores. Começando agora, os primeiros resultados só aparecerão, talvez, daqui cinco décadas.

Não serão os conservadores a dar esta guinada. Novamente por ideologia confundirão conhecimento com valores morais. Será um novo fracasso desses que nem Deus perdoa.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1