Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 14140 - NADIA GRITOU... QUEM QUER OUVIR? - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1370
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

NADIA GRITOU... QUEM QUER OUVIR?

De todas as categorias do Prêmio Nobel, invariavelmente o da Paz é entregue a algumas aberrações mundiais. Neste ano, se os cotados ganhassem o caso se repetiria. Os cotados eram os presidentes das Coreias do Norte e do Sul.

O mundo espantou-se ao saber que os ganhadores eram ativistas contra a violência sexual. O Prêmio Nobel deu a chance para que Nadia Murad desse seu grito bem alto e ecoasse. Infelizmente as nossas sociedades “modernas” moldadas com a visão machista tratarão de abafar o grito. Ele não passará de um sussurro.

Nadia foi usada como escrava sexual pelo Estado Islâmico. Num primeiro momento, isto parece tão distante de nós. Grande engano. Nem é preciso transportar a Nadia para o nosso país. Aqui no Brasil temos Nadias em profusão. Vistas, olhadas e apontadas como escravas e abusadas de diversas formas.

O que mais assusta do grito se transformar em sussurro, é que a maioria das mulheres se deixa modelar por essas sociedades de costumes e crenças machistas. É perfeitamente compreensível a dificuldade de se mudar algo que vem de berço. Incompreensíveis são as poucas tentativas de mudanças.

Uma das formas modernas de abuso são os vídeos. Quando visitamos qualquer site pornô há milhares de vídeos postados por ex-maridos, ex-namorados... Sim, já estou ouvindo gritos ecoando perguntando: Por que se deixou filmar? Se as sociedades deitassem num divã de psicanalista teriam de responder uma outra pergunta: Por que os ex-maridos e ex-namorados postam os vídeos lá depois do fim da relação?

Um dos negócios do crime organizado atualmente é o tráfico de mulheres. Ninguém saberia afirmar o número de mulheres nesta condição, porque no fim da ponta a maioria delas simplesmente desaparece sem deixar rastros. O Brasil está inserido neste contexto onde impera a lei do silêncio.

A violência contra as mulheres também esteve presente nas eleições disfarçada muitas vezes de “fake news”. Algumas também verdadeiras aberrações. Estarrecedor é a naturalidade com que encarramos essa violência. Quase como se as mulheres merecessem. Aberração maior ainda é inserir a ideologia no abuso.

Para que as mulheres não se calem e aceitem sua condição de escrava, é preciso que as sociedades mudem radicalmente. Estamos no século 21, e ainda olhamos para as mulheres como se estivéssemos na Idade das Trevas. O Iluminismo está tardando muito a chegar.

Nadia está gritando. Malala já gritou. Nem é o caso de as sociedades sofrerem de surdez crônica. O machismo continua um excelente tapa ouvidos.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1