|
A ARCA NAVE (Conto)Estou aborrecido. Do jeito que as coisas estão, vou destruir tudo. Outra vez? (falou São Gabriel), Pai, perdoai-lhes, eles não sabem o que fazem, (disse o bom Jesus); Deus continuou: "Assim não dá, animais morrendo de fome, inclusive os próprios racionais, e continuam a se preocupar com o espaço de cima, os problemas deles estão lá, o que querem com o espaço de cá?
Vou mandar o mensageiro providenciar outra Arca, só que desta vez será uma Arca nave, pois vou tocar fogo em tudo.
Quero um casal de todos os animais e dos racionais um casal de cada nacionalidade; como existem muitas Nações pesquisando sobre o assunto, vou escolher os americanos, pois são sábios misturados, protestam mais e o dólar vale mais ( e exclamou), Deus me livre desse tal real.
Desce o mensageiro e, nos Estados Unidos, com o casal escolhido, começa a construção da Arca nave, por incrível que pareça, sob os risos e críticas gerais. Pouco depois, começa a seleção dos animais racionais. Os únicos que deram problemas foram os negros. Depois de várias reuniões, Deus decidiu que seriam negros africanos. E que eles poderiam, desde já, relacionarem-se com os branquinhos.
Os portugueses, logo ao chegarem, exigiram que se no espaço não tivesse Brasil para eles descobrirem e não cobrirem não embarcariam. Foi quando notaram a falta dos brasileiros na Arca nave (e olha que Deus já estava com o dedo no botão vermelho). Outra confusão, pois sem querer, o portuga disse: faltou o diabo do brasileiro (fumaça por todos os lados). Pois, nesse momento, o tal do diabo passou a fazer parte da comitiva, é que Deus tinha combinado com o dito cujo que não teria diabo nessa viagem (só o homem), como o tal do demo é esperto, protestou e disse que só iria se alguém pronunciasse o seu nome, no que Deus , por ser justo , concordou . Deus irritado falou; e brasileiro tem nacionalidade? Por acaso não temos eles aqui? americanos, japoneses, africanos, portugueses, etc. não são os brasileiros? Pai perdoai-lhes, eles não sabem o que são (disse o Bom Jesus em defesa dos brasileiros).
E Deus, com sua bondade, mandou o mensageiro ao Brasil levar um casal do estado mais desenvolvido - outra confusão, pois foram destacados os baianos como o mais capacitados. Em segundo lugar, os cariocas. Com tumulto na galera, o coro gritou: queremos os baianos, pois são evoluídos num país subdesenvolvido, trabalham pouco, curtem mais e entendem do samba ao maracatu, tem todos os tipos de religiões. Os negros gritaram bem mais alto: queremos os baianos. pois, são nossos filhos.
Deus decidiu pelos baianos e mandou o mensageiro que chegando ao escolhido, diz: Meu jovem foste selecionado para um mundo melhor. Este vai ser destruído (tinha o jovem as virtudes, mas não protestava contra nada) - Olhando para o mensageiro de Deus o bom baianinho falou:
- "Olha, amigo! realmente venho recebendo mensagem do fim do mundo, mas o problema é o seguinte: qualquer outro mundo que venha a existir com raízes deste terá sempre os mesmos erros, e eu estou muito satisfeito com este, além do mais os outros animais, mesmo os maus racionais, merecem sempre uma nova oportunidade, e que adianta eu ser salvo, se milhares de seres serão destruídos? Deus bom e justo, que tem poder de destruir, por que não ajuda a construir, aqui mesmo, um mundo melhor? Ele sabe que destruição só traz poluição, mesmo com evolução de conhecimentos.
Olha o mensageiro para o jovem e, quando ia partir, uma mão o toca e diz:
- Tudo bem, meu rapaz. Não haverá mais destruição por mim, e sim, como sabes, pelos próprios Animais Racionais - os homens."
PRIMEIRO LUGAR - CONCURSO COBAFI 1985 (Com correções)
Poeta Espirito Santo
Paz e Bem
|
|