PERÍCIA SOCIAL - É uma técnica que exige planejamento, que consiste no levantamento de documentos e coleta dados já existentes acerca de uma determinada demanda social, e que tem início pelo Estudo Social.
ACOLHIMENTO - Ação importante para que o usuário possa expor seus problemas, além de contar com uma escuta ativa e com a compreensão de um profissional que tenha por objetivo a garantia dos seus direitos sociais.
VISITA - Instrumento de suma importância e pode ser domiciliar ou institucional.
DOMICILIAR - Essa visita consiste em conhecer a realidade social, permitindo ao assistente social observar o indivíduo em seu meio social, além de realizar o acompanhamento e os encaminhamentos necessários para a rede de atendimento.
INSTITUCIONAL - Essa visita consiste em conhecer e avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas entidades sociais públicas ou privadas.
ACOMPANHAMENTO - Procedimento técnico de caráter continuado, que necessita de um vínculo entre o usuário e o profissional.
REUNIÃO - Instrumento presente no cotidiano de trabalho do assistente social, seja na atuação com grupos, nos encontros com usuários das políticas públicas ou nas de equipe.
INTERVENTIVA - Dimensão que explicita o fazer profissional; dela emerge a existência, a materialidade e a concreticidade da profissão.
INVESTIGATIVA - Dimensão que compreende a produção do conhecimento, a elaboração de pesquisas e os aspectos analíticos que dão suporte, qualificam e garantem a concretização da ação interventiva.