CRIAÇÃO - A instalação de um consórcio com 11 cidadãos: Carlos A. Bender, Balduino Weber, Reynaldo Leuck,Rudolfo Haensel, Albino C. Sobrinho, Jacob G. Dienstmann, Edwino Leuck, Arthur Konrath, Carlos J. Muller, Carlos A. Sauer e Edwino Moog, que se criou o hospital
CANTO LYRA - Em 1º de março de 1947, trinta e uma pessoas reuniram-se na casa de Albino Leopoldo Herrmann e fundaram a Sociedade de Canto Lyra.
CATÓLICA - A pequena capela, até hoje preservada ao lado da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no centro, foi construída com a ajuda dos evangélicos, uma vez que um dos critérios para a emancipação era a existência de uma Igreja Católica no povoado.
IELB - A Igreja Luterana do Brasil (IELB),O culto a esta igreja é bem mais antigo e histórico, já que foi em Estância Velha a primeira pregação da IELB na América do Sul, em 19 de abril de 1900.
HINO - O Hino de Estância Velha foi criado através de um concurso promovido pela Prefeitura, A primeira apresentação do hino foi no dia 8 de setembro, por conta dos festejos de 12 anos de emancipação. Os autores foram João Milton Ritter e Aluisio Rhein Moreira.
BRASÃO - A escolha do Brasão de Estância Velha foi feita através de licitação pública, com a participação de cinco concorrentes, O autor é Luis Carlos Bisol. O brasão, assim como a Bandeira, foi instituído como símbolo do município de Estância Velha.
BANDEIRA - A escolha da Bandeira do Município ocorreu através de um concurso promovido na Semana da Pátria, com a participação de 9 núcleos: União, Lira, Floresta, Rincão, das Rosas, Vila Scherer, Centro, Escola D.Pedro I, e Escola Princesa Isabel.
VENCEDOR - Os núcleos eram compostos pelas escolas do bairro. Uma comissão julgadora escolheu o trabalho do Núcleo Floresta como vencedor. Na autoria, a Escola Técnica de Curtimento, Escola Cenecista e Escola Otávio Rocha.
DESENHO - uma diagonal branca ao centro, e dois triângulos verdes,(Verde)- As matas, os campos e a esperança de seu povo na sua proteção;(Branco)- A paz e o espírito harmônico de seu povo, nas suas atividades. Centralizado, na faixa diagonal branca, o Brasão