DESMATAMENTO - Consiste no processo contínuo de remoção da vegetação superficial de uma determinada área, sendo, por vezes, chamado de desflorestamento.
AGROTÓXICOS - Defensivos agrícolas, pesticidas ou agroquímicos, são substâncias químicas sintéticas utilizadas para matar pragas, insetos, bactérias, fungos e outras plantas. O uso desses produtos na agricultura se torna muito importante visto que impedem danos nas pla
POLUIÇÃO - pode ser definida como uma atividade que degrada o meio ambiente, sujeira; afetando as características físicas e/ou químicas de determinado ecossistema.
SUPERPOPULAÇÃO - ou sobrepopulação de determinada espécie quando o número de indivíduos, por algum motivo, aumenta de maneira a causar um desequilíbrio no ecossistema podendo prejudicar, inclusive, a sobrevivência de outras espécies.
ECOLOGIA - Parte da Biologia que se preocupa com o estudo das relações estabelecidas entre os seres vivos e destes com o meio ambiente em que vivem.
EXTINÇÃO - Significa o efeito de extinguir-se e está diretamente relacionado com a biologia e ecologia; pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas
ENCHENTES - ou cheias ocorrem quando há a elevação do nível de água no canal de drenagem do rio, pelo aumento da vazão, atingindo a cota máxima do canal. Ou seja, é quando o curso hídrico (rio ou córrego, por exemplo) alcança o seu limite de água , porém sem que haja
DESERTIFICAÇÃO - É o processo de degradação dos solos pela seca excessiva e pela rápida perda de nutrientes, resultando na formação de uma paisagem correspondente à dos desertos.
OZÔNIO - Conhecido como trioxigênio segundo a nomenclatura da IUPAC,é um gás muito instável que possui três moléculas de oxigênio. Isso significa que ele não consegue manter por um longo período de tempo a sua estrutura com essas três moléculas de oxigênio.