VOTO ABERTO - sistema de voto em que o eleitor declara publicamente o nome do candidato.(página 25)
VOTO CABRESTO - nome dado ao voto controlado em que os eleitores só poderiam votar nos candidatos escolhidos pelos coronéis. O eleitor era comparado a um animal.(página 25)
REVOLTA VACINA - revolta ocorrida no Rio de Janeiro em razão da insatisfação da população contrária à vacinação obrigatória que visava extinguir epidemia de febre amarela, peste bubônica e varíola. (página 47)
REVOLTA CHIBATA - revolta ocorrida no Rio de Janeiro, liderada pelo marinheiro João Cândido, em razão de castigos físicos aplicados a homens recrutados pela Marinha brasileira. (páginas 45 e 46)
REVOLTA CANUDOS - revolta ocorrida na Bahia, liderado por Antônio Conselheiro, em razão das dificuldades vividas pelos nordestinos.(páginas 42 e 43)
ALIANÇA LIBERAL - aliança política criada pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraíba e Minas gerais, tendo com o programa de governo voto secreto, leis trabalhistas e incentivo às indústrias.(página 54)
WASHINGTON LUÍS - nome do presidente do Brasil que rompeu a “política do café com leite”, indicando um paulista para sucedê-lo na presidência. (página 54)
JÚLIO PRESTES - nome do candidato apresentado por Washington Luís como seu sucessor.(página 54 )
GETÚLIO VARGAS - nome do gaúcho lançado como candidato à presidência do Brasil pela Aliança Liberal.(página 55)