HEREDITARIEDADE - Os estudos do monge Gregor Mendel foram a base para explicar os mecanismos de hereditariedade.
MENDELIANA - Ao longo do tempo, Mendel foi realizando diversos tipos de cruzamentos com objetivo de verificar como as características eram herdadas ao longo das gerações.Com isso, ele estabeleceu as suas Leis, que também ficaram conhecidas por Genética Mendeliana.
PRIMEIRA LEI - A Primeira Lei de Mendel também recebe o nome de Lei da Segregação dos Fatores ou Moibridismo.
MOIBRIDISMO - “Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta, que é, portanto, puro”.
SEGUNDA LEI - A Segunda Lei de Mendel também recebe o nome de Lei da Segregação Independente dos Genes ou Diibridismo
DIIBRIDISMO - “as diferenças de uma característica são herdadas independentemente das diferenças em outras características”.
HEREDITARIEDADE - Hereditariedade ou Herança Genética é o processo pelo qual as características dos ser vivo são transmitidas de uma geração à outra.
FATORES - Mendel chamou de fatores, o que hoje chamamos de genes, e percebeu que eles eram transmitidos por meio de células sexuais, do pai e da mãe.
HEREDOGRAMA - Para organizar o fluxo das heranças genéticas, Mendel criou o heredograma. O heredograma é um quadro, similar a uma árvore genealógica, que demonstra as manifestações de fenótipos ou genótipos ao longo das gerações.