REVOLUÇÃO - A independência do Brasil teve como grande ponto de partida a Revolução Liberal do Porto, que tinha intenções para o Brasil diferentes das que a elite brasileira possuía.
CORTE - No final de 1807, a família real portuguesa resolveu mudar-se para o Brasil, por conta da invasão francesa em represália ao fato dos portugueses terem furado o Bloqueio Continental.
PORTOS - A transferência da corte portuguesa para o Brasil promoveu uma série de mudanças no país. Como primeira medida, d. João decretou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas.
COMÉRCIO - Garantia aos comerciantes instalados no Brasil a possibilidade de comercializar, por exemplo, com a Inglaterra, a grande potência comercial do mundo na época.
TRATADO - A parceria entre Brasil/Portugal e Inglaterra intensificou-se quando foi assinado o Tratado de Comércio e Navegação, em 1810, garantindo redução de imposto para as mercadorias trazidas pelos ingleses.
CULTURA - Além das mudanças na economia, a transferência da corte trouxe mudanças para a cultura e ciência, uma vez que foram construídas universidades, teatros e bibliotecas, por exemplo.
RIO DE JANEIRO - odas essas mudanças foram realizadas para transformar o Rio de Janeiro em um local apto a abrigar a corte e todas as instituições administrativas de Portugal.
CISPLATINA - Juntamente com Guiana Francesa foram invadidas por ordem de d. João VI devido o Brasil começar a impor-se como uma potência expansionista na América do Sul.
REINO - Depois de inúmeras transformações, o Brasil ainda passou por outro momento extremamente importante. Em 1815, o país foi elevado à condição de Reino, e Portugal passou a chamar-se Reino de Portugal, Brasil e Algarve.