MANUEL - QUADRADO (séc. XIX): Médico do arraial de Canudos, “tratador” pessoal da saúde de Antônio Conselheiro, era indígena Tuxá da aldeia de Rodelas (Bahia). Foi também comandante militar.
MARÇAL DE SOUZA - (1920 - 1983): Uma das figuras de maior destaque na resistência, o líder Guarani Ñandeva foi covardemente assassinado por um latifundiário que não admitia a mobilização de um povo na reivindicação de seus direitos inerentes.
RAONI METUKTIRE - Liderança reconhecida mundialmente, recebeu o título de Membro Honorário da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) em 2021. Em 2020, ele chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
MÁRIO JURUNA - Cacique defensor dos direitos indígenas, percorria os gabinetes da Funai para reivindicar a demarcação de terras dos xavantes. Ficou conhecido por carregar um gravador no qual registrava conversas e promessas de políticos.
ÂNGELO KRETÃ - Cacique kaingáng no Paraná, foi o primeiro vereador indígena no Brasil, eleito em 1976. Sua luta em defesa da Terra Indígena Mangueirinha garantiu que essa conserve hoje a maior reserva existente do pinheiro araucária.
ELIANE POTIGUAR - primeira mulher indígena a publicar um livro no Brasil, o clássico A terra é a mãe do índio (1975), a empreendedora social é embaixadora da paz pela Organização das Nações Unidas (ONU). Graduada em Letras e licenciada em Educação pela UFRJ.
AILTON KRENAK - Filósofo, professor, escritor, poeta, ambientalista e líder ativista da causa dos povos originários, é o primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras.
DANIEL MUNDURUK - Escritor e educador, com literatura voltada para o público infanto-juvenil que remonta à tradição oral indígena, compreendendo fábulas, contos e mitos de criação. Já seus textos acadêmicos abordam principalmente questões educacionais, identitárias, cultur
JOENIA WAPICHAN - Tem um trajetória política e profissional marcada pelo pioneirismo: foi a primeira mulher indígena advogada do Brasil, primeira indígena eleita na história na Câmara dos Deputados, primeira advogada indígena da história a se pronunciar no plenário do Su