INCLUSIVA - O envolvimento apropriado e oportuno das partes interessadas possibilita que seus conhecimentos, pontos de vista e percepções sejam considerados. Isto resulta em melhor conscientização e gestão de riscos fundamentada.
DINÂMICA - Riscos podem emergir, mudar ou desaparecer à medida que os contextos externo e interno de uma organização mudem. A gestão de riscos antecipa, detecta, reconhece e responde a estas mudanças e eventos de uma maneira apropriada e oportuna.
MELHORIA CONTÍN - A gestão de riscos é melhorada continuamente por meio do aprendizado e experiências.
INTEGRAÇÃO - Apoia-se em uma compreensão das estruturas e do contexto organizacional. Estruturas diferem, dependendo do propósito, metas e complexidade da organização. O risco é gerenciado em todas as partes da estrutura da organização
COMUNICAÇÃO - Envolve compartilhar informação com públicos-alvo
CONSULTA - Envolve o fornecimento de retorno pelos participantes, com a expectativa de que isto contribuirá para as decisões e sua formulação ou outras atividades
ADAPTAÇÃO - Convém que a organização monitore e adapte continuamente a estrutura de gestão de riscos para abordar as mudanças externas e internas
RELATO - É parte intee da governança da organização e convém que melhore a qualidade do diálogo com as partes interessadas e apoie a Alta Direção e os órgãos de supervisão a cumprirem suas responsabilidades
REGISTRO - Convém que o processo de gestão de riscos e seus resultados sejam documentados e relatados por meio de mecanismos apropriados