OPOSIÇÃO - Princípio que estabelece que todo movimento social luta contra uma resistência ou um bloqueio, buscando vencer a oposição, a apatia ou a indiferença.
TOTALIDADE - Principio que estabelece que todo um movimento social, mesmo que represente ou defenda os interesses de um grupo em particular, afirma fazê lo em nome de valores universais ou reconhecidos pela coletividade como um todo.
EBULIÇÃO SOCIAL - Marcada pela inquietação descoordenada de um determinado coletivo de indivíduos em relação a alguma questão que lhes diz respeito.
CONFRONTO - Relação na qual o Estado é visto como adversário do movimento social na luta política.
PARCERIA - Relação na qual o Estado surge como único aliado capaz de concretizar as demandas dos movimentos ou como mediador das contestações.
CONSERVADORES - Quando os movimentos lutam de forma organizada para manter a sociedade como está ou ainda desejam que ela volte a ser de alguma maneira que consideram que tenha sido melhor no passado.
REFORMISTAS - Quando os movimentos organizadamente querem modificar pontos específicos da sociedade.
REVOLUCIONÁRIOS - Quando os movimentos desejam modificar radicalmente as estruturas da sociedade substituindo por outro.
TRADICIONAIS - Movimentos sociais, nas quais, geralmente, as reinvindicações são de âmbito econômico.