BRASIL - formado por cinco grandes regiões, cujos critérios de regionalização envolvem aspectos físicos e humanos.
NORDESTE - região brasileira marcada por problemáticas econômicas e ambientais, como questões da seca e da emigração.
GUERRA FRIA - foi um período de tensão vivenciado pelo mundo em parte do século XX, em razão da disputa política, econômica e ideológica entre as duas grandes potências mundiais da época: Estados Unidos e União Soviética.
MERCOSUL - bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e é responsável pela grande comercialização de mercadorias entre os países-membros.
REGIONALIZAÇÃO - um processo caracterizado pela divisão e consequente união de partes de uma área com características comuns entre si.
REGIONALIZAR - significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.
POLÍTICOS - Tipo de regionalização bastante utilizado na Guerra Fria, divisão do mundo por meio de aspectos políticos ligados à ideologia e/ou divisão relacionada aos modos de vida capitalista e socialista.
DESENVOLVIDOS - Nestes países a maior parte da população pertence à classe média e tem elevado padrão de vida e consumo.
AMERICANO - Levando em consideração a posição geográfica de suas terras, divide-se em três partes: Norte, Central e Sul.