DROGA COMPOSTA - São aquelas preparadas a partir de vários fármacos. Ex.: Comprimido de Ácido Salicílico+ Cafeína
EFEITO COLATERA - Efeito imprevisível que não está relacionado à principal ação do fármaco.
PLACEBO - São substâncias ou preparações inativas, administradas para satisfazer a necessidade psicológica do paciente de tomar drogas
HOMEOPÁTICOS - São preparados a partir de substâncias naturais provenientes dos reinos animal, vegetal e mineral, e não apenas plantas como muitos acreditam
FITOTERÁPICO - São medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais. Eles são obtidos empregando-se exclusivamente derivados de droga vegetal (extrato, tintura, óleo, cera, exsudato, suco, e outros).
GENÉRICO - É o medicamento que possui o mesmo princípio ativo, as mesmas características e a mesma ação terapêutica que um de marca, pesquisado e desenvolvido por outro laboratório farmacêutico, normalmente multinacional, cuja patente já está vencida.
MARCA - Os laboratórios farmacêuticos investem anos em pesquisas para desenvolver medicamentos e, por isso, possuem a exclusividade sobre a comercialização da fórmula durante um determinado período, que pode chegar a 20 anos.
SIMILAR - É uma medicamento que “copia” os chamados remédios de marca, propondo-se a manter equivalência terapêutica com os mesmo.
AÇÃO LOCAL - Aquele que exerce seu efeito no local da aplicação, sem passar pela corrente sanguínea (pomadas e colírios)