LUZ - A energia solar é uma fonte inesgotável que pode ser aproveitada na forma de calor ou na forma de LUZ.
SOL - Para aproveitamento do calor, os raios do SOL atingem a superfície dos painéis coletores térmicos, que aquecem a água no seu interior. A água quente pode ser utilizada nas residências, em processos industriais ou na geração de energia.
ELETRICIDADE - A ELETRICIDADE pode ser gerada diretamente a partir da luz (nos painéis fotovoltaicos) ou através do aproveitamento do calor (na usina heliotérmica).
PAINÉIS - Nos PAINÉIS fotovoltaicos, a radiação solar (luz) interage com um material semicondutor (geralmente, o silício), gerando eletricidade diretamente.
RADIAÇÃO - Os sistemas fotovoltaicos não geram eletricidade à noite. As áreas no Brasil com melhor incidência de RADIAÇÃO solar estão localizadas na região Nordeste.
FOTOVOLTAICAS - As usinas solares FOTOVOLTAICAS (formada por um conjunto de painéis) precisam ser instaladas em áreas sem cobertura vegetal, portanto as áreas já desmatadas podem ser escolhidas, diminuindo a degradação do meio ambiente.
MICROGERAÇÃO - Painéis (ou placas) solares também podem ser instalados em telhados de casas, shoppings e estacionamentos. Isto é chamado de Geração Distribuída ou MICROGERAÇÃO. O custo das placas solares ainda é elevado, mas está cada vez mais acessível no Brasil.
HELIOTÉRMICAS - Nas usinas solares chamadas de usinas HELIOTÉRMICAS é utilizada a energia solar concentrada.
TURBINA - A energia solar concentrada é produzida com a ajuda de diversos espelhos que direcionam a energia do sol em um ponto para aquecer a água, que será transformada em vapor. Este vapor irá girar uma TURBINA, gerando eletricidade.