SIMBIOSE - Relação interespecífica positiva de benefício mútuo. É definida como qualquer associação permanente entre organismos de espécies diferentes. Existe grande dependência anatômica entre os participantes
PROTOCOPERAÇÃO - Relação interespecífica positiva de benefício mútuo. Independência anatômica entre os participantes, ou seja, a coexistência não é obrigatória.
COMENSALISMO - Relação interespecífica positiva de beneficio parcial. Ocorre quando um Um indivíduo alimenta-se dos restos alimentares deixados por outro sem prejudicá-lo.
INQUILINISMO - É definida como um tipo de comensalismo e ocorre quando um indivíduo utiliza outro como abrigo ou suporte sem prejudicá-lo.
EPIFITISMO - Relação interespecífica positiva de beneficio parcial. Ocorre quando um planta utiliza outra como abrigo ou suporte sem prejudicá-la; É muito comum em florestas fechadas onde há disputa por luz solar.
EPIZOÍSMO - Relação interespecífica positiva de beneficio parcial. Ocorre quando um animal utiliza o outro como abrigo ou suporte sem prejudicá-lom indivíduo alimenta-se dos restos alimentares deixados por outro sem prejudicá-lo.
FORESIA - Relação interespecífica positiva de beneficio parcial. Ocorre quando um associado utiliza o outro como meio de transporte sem prejudicá-lo
PREDAÇÃO - Relação interespecífica negativa de benefício parcial. Ocorre quando um indivíduo ataca, mata e alimenta -se de outro de espécie diferentes.
CAMUFLAGEM - É uma adaptação, podendo ser utilizada na predação, seja para ajudar a se esconder do predador ou para facilitar sua aproximação até que dê o ataque.