DIPLÓIDE - Um organismo ou célula com dois conjuntos de cromossomos (2n) ou dois genomas. Os tecidos somáticos dos seres humanos são de constituição cromossômica diplóide, ao contrário dos gametas (óvulos e espermatozóides) que são haplóides (monoplóides).
DOMINANTE - Em genética, refere-se ao membro de um par de alelos que é expresso no fenótipo do organismo, enquanto o outro alelo não é, mesmo quando os dois alelos estão presentes. Oposto de recessivo.
EUCARIONTE - O organismo que tem núcleos envolvidos por uma membrana dentro de suas células.
FENÓTIPO - As manifestações externas, detectáveis, que são determinadas por um genótipo específico, que não é visível a olho nu.
GAMETA - Uma célula haplóide, especializada, do tipo reprodutivo, que se funde com um gameta do sexo oposto para formar um zigoto diplóide; nos seres humanos são denominados de ovócito e espermatozóide
GENE - A unidade fundamental física e funcional da hereditariedade, que leva informação de uma geração para a seguinte; um segmento de DNA composto de uma região transcrita e uma sequência regulatória que possibilita a transcrição.
GENÓTIPO - A constituição genética de uma célula individual ou de um organismo. Combinação particular de alelos observada em um indivíduo específico.
HAPLÓIDE - Um organismo ou célula que tem apenas um conjunto completo (n) de cromossomos ou um genoma.
HETEROZIGOTO - O indivíduo que possui dois alelos diferentes para um ou mais genes específicos (o oposto de homozigoto, que tem os dois alelos idênticos).