FATOR GENÉTICO - Quando está associado ao histórico familiar e a propensão de desenvolver Hipertensão
IDADE - À medida que envelhecemos, nossas artérias tornam-se mais rígidas e menos resistentes, o que aumenta a pressão que o sangue faz sobre a parede dessas artérias, tornando o indivíduo mais propenso a ter HIPERTENSÃO. Que fator é esse?
SEDENTARISMO - No Brasil, cerca de 44,8% da população não pratica uma quantidade suficiente de atividades físicas (menos de 150 minutos de exercícios por semana). A falta de exercícios físicos causa outros problemas no corpo que podem levar a Hipertensão
OBESIDADE - O sedentarismo, somado a má alimentação causam um excesso de peso significativo. Indivíduos com IMC igual ou maior que 30kg/m² apresentam maior probabilidade de ter uma pressão arterial mais alta.
ALIMENTAÇÃO - O consumo excessivo de certos alimentos e bebidas também provocam a elevação da pressão arterial, como: gorduras; carnes vermelhas; refrigerantes; doces; embutidos; e alimentos processados e industrializados.
ÁLCOOL - Já existem estudos que comprovam que há maior tendência de desenvolvimento de HAS em indivíduos que ingerem mais de 30g de álcool por dia, o que equivale a 600 mL de cerveja ou 250 mL de vinho ou whisky.
TABAGISMO - Substâncias químicas presentes em cigarros provocam elevação da pressão arterial.
DIABETES - O aumento da concentração de AÇUCAR no sangue causa um aumento no volume sanguíneo, pois as moléculas de glicose, ao entrarem na corrente sanguínea, carreiam a água, elevando a pressão