SOCIEDADE - Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, sem união física, e apresentam uma divisão de trabalhos entre eles.
COLÔNIA - Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, no entanto, podem apresentar ou não divisão de trabalho.
COMPETIÇÃO - Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécies podem entrar em disputa por recursos que são limitados, como alimento, território e parceria para reprodução.
CANIBALISMO - Nesse tipo de relação, um indivíduo alimenta-se de outro da mesma espécie, assim, trata-se de uma relação desarmônica.
MUTUALISMO - Nesse tipo de relação, indivíduos de espécies diferentes vivem associados, sendo dependentes ou não dessa associação.
PROTOCOOPERAÇÃO - Um exemplo onde essa associação não é obrigatória ocorre entre o caranguejo-paguro e a anêmonas. Aquele vive dentro de conchas vazias, em que algumas destas fixam-se. Com o deslocamento do caranguejo, a área de alimentação da anêmona que vive fixa .
COMENSALISMO - Nesse tipo de relação, apenas uma das espécies é beneficiada, no entanto, não causa prejuízo à outra. Essa relação é classificada como harmônica. Um exemplo de comensalismo ocorre entre o tubarão e a rêmora.
EPIFÍTAS - Orquídeas e bromélias, que vivem sobre o tronco de plantas maiores em florestas, utilizando-as apenas como suporte em busca de uma maior disponibilidade de luz.
AMENSALISMO - Nesse tipo de relação, um indivíduo secreta substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de outro.