LUDICIDADE - Atividades que “mobilizam atos funcionais, relacionando-os ao prazer, à satisfação, o que facilita a integração dos homens com o conhecimento". BRINCADEIRA - Atividade recreativa que pode possuir regras criadas momentaneamente ou seguidas por tradição cultural. JOGO - Atividade lúdica, regida por um sistema de regras, com uma estrutura sequencial que especifica sua natureza. EDUCAÇÃO LÚDICA - combina atos prazerosos e funcionais com a necessidade intrínseca do homem de conhecer e aprender e traz para os processos de ensino e aprendizagem uma perspectiva de integração de atividades como jogos e brincadeiras com o ato de ensinar e aprender. AL - Uso de metodologia reflexiva, baseada na indução; trabalho paralelo com habilidades metalinguísticas e epilinguísticas; ênfase nos usos como objetos de ensino; centralidade dos efeitos de sentido; fusão com o trabalho com os gêneros ATIVA - A metodologia ________ é um processo de ensino-aprendizagem no qual o aluno é colocado como protagonista e o professor assume um papel de suporte. LÚDICO - O _______ é uma necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente, fazendo parte das atividades essenciais da dinâmica humana caracterizada por ser espontânea, funcional e satisfatória. SIMULAÇÃO - A ________ leva a resultados positivos, tais como participação mais ativa, performance aprimorada, maior retenção e melhor compreensão diante da complexidade. BRIEFING - Momento que antecede o jogo e pode ser usado para verificar os conhecimentos prévios dos alunos. |