NÃO-DIRETIVA - Acentua-se na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. (Papel da Escola)
TECNICISTA - Num sistema social harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas especificas. (Papel da Escola)
NÃO-DIRETIVA - Propõe uma educac?a?o centrada no aluno, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências significativas que lhe permitam desenvolver características inerentes a sua natureza. (O relacionamento Professor-aluno).
NÃO-DIRETIVA - A motivação resulta do desejo de adequação pessoal na busca da auto-realizac?a?o; e? portanto um ato interno. (Pressupostos de aprendizagem)
TECNICISTA - A? educac?a?o escolar compete organizar o processo de aquisic?a?o de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessa?rios para que os indivíduos se integrem na maquina do sistema social global. (Papel da Escola)
NÃO-DIRETIVA - Põe ênfase nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação, torna secundária a transmissão de conteu?dos. (O conteu?dos de ensino)
NÃO-DIRETIVA - Os processos de ensino visam mais facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos que, no entanto, são dispensáveis. (O conteu?dos de ensino)
TECNICISTA - E? mate?ria de ensino apenas o que e? redutível ao conhecimento observável e mensurável; os conteu?dos decorrem, assim, da ciência objetiva, eliminando-se qualquer sinal de subjetividade. (Conteúdos de Ensino)
TECNICISTA - O me?todos de ensino consistem nos procedimentos e técnicas necessárias ao arranjo e controle das condições ambientais que assegurem a transmissão/recepção de informações. (Métodos de Ensino)