NÃO-DIRETIVA - Propõe uma educac?a?o centrada no aluno, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências significativas que lhe permitam desenvolver características inerentes a sua natureza. (O relacionamento Professor-aluno). NÃO-DIRETIVA - A motivação resulta do desejo de adequação pessoal na busca da auto-realizac?a?o; e? portanto um ato interno. (Pressupostos de aprendizagem) TECNICISTA - A? educac?a?o escolar compete organizar o processo de aquisic?a?o de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessa?rios para que os indivíduos se integrem na maquina do sistema social global. (Papel da Escola) NÃO-DIRETIVA - Põe ênfase nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação, torna secundária a transmissão de conteu?dos. (O conteu?dos de ensino) NÃO-DIRETIVA - Os processos de ensino visam mais facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos que, no entanto, são dispensáveis. (O conteu?dos de ensino) TECNICISTA - E? mate?ria de ensino apenas o que e? redutível ao conhecimento observável e mensurável; os conteu?dos decorrem, assim, da ciência objetiva, eliminando-se qualquer sinal de subjetividade. (Conteúdos de Ensino) TECNICISTA - O me?todos de ensino consistem nos procedimentos e técnicas necessárias ao arranjo e controle das condições ambientais que assegurem a transmissão/recepção de informações. (Métodos de Ensino) TECNICISTA - O professor administra as condições de transmissão da mate?ria, conforme uma instrucional eficiente e efetivo em termos de resultados da aprendizagem. (Relacionamento Professor-aluno) NÃO-DIRETIVA - Os me?todos usuais são dispensados, prevalecendo quase que exclusivamente o esforço do professor em desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos. (Métodos de Ensino) |