A AVALIAÇÃO - Tendência Libertadora: trabalhos escritos em termos do compromisso assumido com o grupo e com a prática social.
PROFESSOR-ALUNO - Tendência Libertadora: são sujeitos do ato do conhecimento.
TEC.DE ENSINO - Tendência Libertadora: se refazem na práxis: grupos de discussões, debates, entrevistas.
MÉT.DE ENSINO - Tendência Libertadora: exige uma relação de autêntico diálogo, em que os sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido.
PAPEL DA ESCOLA - Tendência Libertadora: visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.
CONTE.DE ENSINO - Tendência Libertadora: seus temas são gerados e retirados da problematização do cotidiano dos educandos.
MÉTO.DE ENSINO - Tendência Libertadora: grupos de discussão
O APRENDIZADO - Tendência Libertadora: só tem sentido quando resulta de uma aproximação crítica da realidade do educando.
PAPEL DA ESCOLA - Tendência Libertária: Transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário.