POESIA - Poesia Dramática: tem como característica a subjetividade e objetividade, com a opinião do poeta.
POESIA LIRICA - Entre os gêneros da poesia, o mais aplicado está o lírico. A subjetividade é a característica principal deste gênero poético. Nele, o poeta oferece por meio do pensamento a sua visão social, de mundo, sua realidade e expressa os sentimentos com atenção à
POESIA LIRICA - Os componentes da poesia lírica são: a métrica, o verso e a rima. A métrica é traduzida com a disciplina na estrutura de combinações distintas para a formação de versos, rima, ritmo e estrofes.
POESIA LÍRICA - Já o verso é composto pelo conjunto de palavras submetidas ao ritmo e que dá origem a outros versos. Pode apresentar pausas, acertos de rima. O verso é classificado segundo o número de sílabas que contêm.
POESIA LÍRICA - O verso comporta a rima em um conjunto silábico, sendo chamado verso maior quando por nove sílabas e maior, se a quantidade superar este número. Se não houver obediência a este recurso, o verso é denominado livre.
SONETO - Eu te amo, Maria, eu te amo tanto Que o meu peito me dói como em doença E quanto mais me seja a dor intensa Mais cresce na minha alma teu encanto.
SONETO - Como a criança que vagueia o canto Ante o mistério da amplidão suspensa Meu coração é um vago de acalanto Berçando versos de saudade imensa.
SONETO - Não é maior o coração que a alma Nem melhor a presença que a saudade Só te amar é divino, e sentir calma…
SONETO - E é uma calma tão feita de humildade Que tão mais te soubesse pertencida Menos seria eterno em tua vida.