FESTA DIVINO - são heranças do Brasil colonial. Embora tenham sua origem em território europeu, essas festividades se disseminaram no Brasil ao longo do período imperial (1822-1889).
ARTESANATO - Se manifesta nos utensílios produzidos com o uso de diversas matérias-primas, como o barro, gesso, madeira, pedras, entre outros
MASCARADOS - Manifestação folclórica de Pirenópolis, que acontece durante as Cavalhadas, na Festa do Divino Espírito Santo.
CULINÁRIA - Doces e licores, entre outras iguarias, também fazem parte da produção cultural da cidade.
BARROCO - é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com excesso de ornamentos e representações do divino
VEIGA VALLE - Dourou diversos altares, podendo citar o da Matriz da Capital de Goiás, em 1841.
NEOCLÁSSICO - é um movimento artístico que, a partir do final do século XVIII, reagiu ao barroco e ao rococó, e reviveu os princípios estéticos da antiguidade clássica, atingindo sua máxima expressão por volta de 1830.
TRAMAS - Diversidade de tecidos, com tramas variadas, revela a complexidade das técnicas empregadas para produzi-los por meio de teares rústicos.
CRISTÃO MOURO - Apesar das Cavalhadas fazerem parte da Festa do Divino, que tem um imperador responsável, são os reis (Cristão e Mouro) que montam e organizam o espetáculo.