PAREDE CELULAR - Todas as células procarióticas são envoltas por uma ( -). Muitas também apresentam uma cápsula ou camada viscosa constituída de polissacarídeos.
EUCARIÓTICAS - Células (-) têm um núcleo, uma câmara delimitada por membrana onde o DNA é armazenado.
FOSFOLIPÍDIO - A estrutura fundamental de construção da membrana plasmática é o ( -), um lipídio composto por uma molécula de glicerol ligada a uma cabeça de fosfato hidrofílica (afinidade pela água) e a duas caudas de ácidos graxos hidrofóbicas (repelem a água)
FLAGELOS - Frequentemente, as células procarióticas apresentam apêndices (saliências da superfície celular) que permitem à célula se colar em superfícies, se mover, ou transferir DNA para outras células. Um exemplo são os:
HOMÓLOGOS - A maioria dos procariontes têm um único cromossomo circular e, portanto, uma única cópia de seu material genético. Eucariontes, como os seres humanos, tendem a ter vários cromossomos em forma de haste e duas cópias de seu material genético, em cromossomos
PLASMÍDEOS - Além do cromossomo, muitos procariontes têm ( -), que são pequenos anéis de DNA extra-cromossômicos (fora do cromossomo) de cadeia dupla. Transportam um pequeno número de genes não essenciais e são copiados dentro da célula independentemente do cromossomo
GENES R - Alguns plasmídeos carregam genes que tornam as bactérias resistentes aos antibióticos. Estes genes são chamados de:
PAREDE CELULAR - Essa estrutura mantém o formato da célula, protege seu interior e impede que ela estoure caso absorva água.
CÁPSULA - Muitos procariontes possuem uma camada pegajosa e mais externa denominada de ( -) que é, geralmente, constituída de polissacarídeos (polímeros de açúcar).