PLANÍCIE - Setor da burguesia representado por um grupo de deputados moderados e sem posições políticas definidas, os quais se opunham ao setor mais radical.
MONARQUISTAS - Também chamado de feuillants, esse grupo defendia a manutenção da ordem estabelecida pela Constituição.
VIENA - Os objetivos centrais do Congresso de Viena eram reorganizar as fronteiras da Europa e definir medidas para garantir a estabilidade política do continente.
SANTA ALIANÇA - Rússia,Prússia e Austrália se uniram na Santa Aliança,uma coligação militar que visava garantir os acordos fechados durante o Congresso de Viena e combater os movimentos liberais e nacionalistas.
ASCENSÃO - O consulado tinha objetivo de garantir estabilidade política e econômica á França, depois de dez anos de turbulencia revolucionária.
FINANÇAS - A implantação de uma política bem orientada de cobrança de impostos recuperou a economia francesa. Criou-se o Banco da França, responsável pela emissão de dinheiro e pelo financiamento dos setores agrícola e industrial.
SEGURANÇA - O banditismo foi combatido, e tribunais militares especiais foram instalados para julgar os casos de contrarrevolução.
ADMINISTRAÇÃO - O governo dos departamentos franceses foi uniformizado e hierarquizado. Os prefeitos, cargo ocupado pelos chefes do Executivo de cada departamento, eram escolhidos por Napoleão.
JUSTIÇA - Os juízes deixaram de ser eleitos para serem nomeados. Os processos na justiça foram padronizados em todo o terrutório