EFEITOESTUFA - é um fenômeno causado por gases (principalmente gás carbônico, clorofluorcarboneto, metano e óxido nitroso) que estão presentes na atmosfera desde a formação da Terra, há cerca de 4 bilhões de anos. São eles os responsáveis por absorver a radiação infrave
CHUVAÁCIDA - é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante do dióxido de carbono atmosférico dissolvido na água precipitada.
INVERSÃOTÉRMICA - é um fenômeno atmosférico muito comum nos centros urbanos industrializados. Os poluentes retidos nas camadas da atmosfera próximas à superfície provocam doenças respiratórias e irritações nos olhos.
ILHADECALOR - é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas,
POLUIÇÃORADIOAT - libera gases e elementos tóxicos na atmosfera.
AQUECIMENTOGLOB - é o resultado da intensificação do efeito estufa e consiste no aumento das temperaturas médias do planeta e das águas dos oceanos.
RIO+20 - Objetivo de renovar o compromisso em relação ao desenvolvimento sustentável, que reforça o compromisso dos países como a sustentabilidade, ou seja, suprir as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras.
AGENDA21 - resultou da ECO-92, realizada em 1992, no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.
PROTOCOLO KYOTO - foi estabelecido na Conferência das Partes (COP-3), em 1997