OS RIOS - Constituíram vias de circulação que possibilitaram a expansão exploratória, com objetivo de busca das chamadas drogas do sertão e captura de indígenas.
EXTRATIVISMO - Na Região Norte, foi o responsável pela migração de muitos trabalhadores, principalmente nordestinos, que provocou o aumento do índice de ocupações na região.
EXPORTAÇÃO - No final do século XIX ao início do século XX, a borracha natural e o café eram os principais produtos comercializados.
LÁTEX - A partir da décadas de 1920, esse produto perdeu o mercado para os países asiáticos.
MEIO AMBIENTE - A abertura de estradas e incentivo às ocupações na Região Norte impactaram fortemente o equilíbrio.
ZONA FRANCA - Teve por objetivo industrializar e modernizar a região, foi criada na Cidade de Manaus e definida como área isenta de impostos de importação para produção de eletro/eletrônicos.
FLORESTAPLUVIAL - Característica da Floresta Amazônica, é típica de ambientes úmidos e com temperaturas elevadas, que abriga grande variedade de espécies.
CAMPOS - Além da floresta, a Região Norte apresenta outras formações vegetais e áreas de transição entre um tipo de vegetação e outro. Esse tipo de vegetação se destacam no ambiente e ocorre no Estado de Roraima
CERRADO - Essa vegetação típica da região, cobre determinadas área de Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e grande parte do Tocantins