SIGMUND FREUD - Teórico defende que a relação entre sexualidade e o sexo se estabelece pela relação da criança com o pai e a mãe, assim como pelo reconhecimento de ter ou não ter um falo (Pênis).
SÉCULO XX - Período histórico em que a psicanálise e a teoria de Freud foram revisadas por psicanalistas feministas e também questionadas por feministas ligadas a outras áreas do conhecimento.
SIMONE BEAUVOIR - Estudiosa (o) que assim como outras (os), faz a distinção entre sexo e gênero: SEXO correspondia aos traços biológicos e às genitárias distintos do macho e fêmea. Gênero seria as construções e expectativas sobre comportamentos femininos e masculinos.
MARGARET MEAD - Antropóloga cultural estadunidense que apresentou o termo "papéis sociais de sexo", utilizado na sociologia até os anos 1970, para se referir as questões de gênero.
ANDROCENTRISMO - Supervalorização do masculino e naturalização da experiência masculina como princípio universal e normativo da humanidade. Pode ser identificada em expressões convencionais que tomam o homem como representante de toda a espécie.
FAMÍLIA - Instituição social na qual a definição da identidade da criança passa a ser debatida antes mesmo do seu nascimento.
ESCOLA - Local que torna-se um importante marcador de gênero nos primeiros espaços públicos que a criança vai frequentar. Neste local há uma ordem de distinções entre meninos e meninas, desde normas convivência até os espaços físicos.
MARCHADASVADIAS - Evento dedicado ao combate a violência contra mulheres e à defesa da igualdade de gênero, o evento ocorre desde 2011, quando foi realizado em Toronto, no Canadá pela primeira vez. No Brasil acontece em diversas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e etc
RAEWYN CONNELL - Socióloga (o) que formulou o conceito de masculinidade hegemônica. O conceito define que não há um padrão de masculinidade universal. Ser homem é responder a determinados padrões culturais que podem variar em sociedades multiculturais.