LUA TRAJETÓRIA - O movimento orbital da Lua ao redor da Terra é quase circular, demorando aproximadamente 27 dias para completá-la
DIFERENÇA - A Terra possui uma massa quase 82 vezes maior que a Lua; por isso, a atração gravitacional da Terra é maior, fazendo com que a Lua a orbite, e não o contrário
IGUALDADE - O tempo que a Lua demora para dar uma volta sobre o próprio eixo é o mesmo tempo que ela demora para dar uma volta ao redor da Terra, ou seja, os períodos de rotação e translação são iguais. por esse motivo, vemos apenas uma fase da Lua.
EQUILÍBRIO - A posição e a velocidade da Lua em relação à Terra a colocam em posição de equilíbrio gravitacional, ou seja, se estivesse mais próxima da Terra ou em velocidade mais baixa, poderia ser atraída em direção ao nosso planeta e, inevitavelmente, colidir.
FORÇA - Caso a Lua estivesse mais afastada ou velocidade maior, a gravidade não teria força suficiente para mantê-la em nossa órbita, e ela sairia vagando pelo espaço até se colidir ou ser atraída por outro astro de massa superior a ela.
GRAVIDADE - É um fenômeno físico em que os corpos se atraem.
ATRAÇÃO - Pela gravidade, todos os corpos que têm massa podem se atrair mutuamente sem a necessidade de contato entre eles.
DISTÂNCIA - Quando mais distantes dois corpos estão entre si, menor é a força gravitacional. Quando a distância diminui, a força aumenta.
METEOROS - Fragmentos que passam próximo à Terra e a gravidade terrestre os atrai.