ITÁLIA - o início da Primeira Guerra Mundial, abandonou a Tríplice Aliança e se recusou a participar do conflito. Contudo, em função das promessas territoriais que recebeu, entrou no conflito ao lado da Tríplice Entente.
FRANÇA - nutria um forte sentimento antialemão pela perda dos territórios da Alsácia-Lorena na Guerra Franco-prussiana e desejava uma guerra de revanche para recuperar os territórios perdidos.
JAPÃO - ó entrou na guerra para se apossar das colônias da Alemanha no oceano Pacífico e das concessões alemãs na China.
BRASIL - manteve-se inicialmente neutro na Primeira Guerra Mundial, buscando não restringir os seus produtos exportados na época, principalmente o café.Em outubro de 1917, após diversos ataques a embarcações brasileiras,o governo do R.J declarou guerra
REINO UNIDO - Era a nação com a marinha mais numerosa (mais ou menos 2 mil embarcações), o que ajudou muito na vitória contra os alemães.
TRÍPLICEALIANÇA - Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália;
TRÍPLICEENTENTE - França, Reino Unido e Rússia.
IMPERIALISMO - caracterizado pelo domínio de uma potência sobre uma área específica de interesse.
NACIONALISMO - surgiu na Europa, no século XIX. O povo dessa região possuía um sentimento de pertencimento nacional, que gerou problemas políticos e militares entre as nações.