SO2 - é um gás incolor e não inflamável, que apresenta odor forte e irritante. Esse gás é decorrente da produção energética e térmica que deriva do consumo de combustíveis fósseis que contêm enxofre.
CO - Entre os gases poluentes, é o mais abundante e de maior distribuição na camada inferior da atmosfera.
CO2 - é o gás danoso mais conhecido. Ele é incolor, inodoro e 1,5 vezes mais denso que o ar. Este gás é gerado nos processos de produção de energia, principalmente para a geração de vapor e energia elétrica através de termoelétricas.
CFC - Esse gás, baseado nos elementos carbono, flúor e cloro, é bastante leve sendo capaz de subir até a atmosfera e atingir a camada de ozônio (O3), reagindo com o ozônio e transformando-o em oxigênio (O2).
CFC - Pode ser um importante responsável pela intensificação do efeito estufa e aumento da irradiação Ultravioleta na atmosfera.
HC - são produtos orgânicos com formação química entre o Hidrogênio e o Carbono. Podem originar-se a partir de combustão incompleta de combustíveis sólidos, líquidos e gasosos.
NOX - representam um grupo de gases poluentes formados por nitrogênio e oxigênio. A emissão natural de óxido de nitrogênio é quase 15 vezes maior que a realizada pelo ser humano
CO - por ser um gás insípido, inodoro e incolor, é impossível detectar a sua presença em um ambiente sem a utilização de analisadores eletrônicos de gases
CO - A origem principal desse gás se dá pelas atividades humanas, sendo resultado da combustão incompleta dos combustíveis