INJEÇÃO - consiste em uma dose do hormônio progestina, que atua como contraceptivo por três meses.
CAMISINHA - é um envoltório fino usado no pênis durante o ato sexual para evitar a gravidez. Ele é o único método contraceptivo que previne a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis.
DIAFRAGMA - é um copinho de silicone em forma de cúpula que é inserido na vagina algumas horas antes do ato sexual para evitar a gravidez.
ESPERMICIDA - é uma substância química que mata os espermatozoides. Ele é encontrado em cremes, películas, espumas, géis e supositórios, que podem ser comprados em farmácias.
ADESIVO - é um objeto de plástico fino da cor bege, semelhante a um curativo quadrado. É fácil de usar e funciona como a pílula, mas só precisa ser trocado uma vez por semana.
VASECTOMIA - é um procedimento médico de esterilização para homens que têm certeza de que não desejam uma gravidez futura.
IMPLANTE - é um bastonete bastante pequeno inserido sob a pele do braço da mulher para atuar como contraceptivo. Ele é invisível e evita a gravidez por até três anos.
LAQUEADURA - é um procedimento médico de esterilização para mulheres que têm certeza de que não desejam uma gravidez futura.
TABELINHA - é um método contraceptivo natural baseado no ciclo menstrual da mulher. Embora seja gratuito e não tenha efeitos colaterais, esse método demanda bastante esforço e pode ser de difícil adaptação, tornando-se menos eficiente que outros métodos.