JÊ E TUPI - SÃO OS POVOS INDÍGENAS QUE HABITARAM NOSSO MUNICÍPIO MUITOS ANOS ATRÁS, O PESQUISADOR IGOR CHMYS ENCONTROU VESTÍGIOS DESSES POVOS NO TERRITÓRIO DE PINHAIS.
LINHA FÉRREA - COM A CONSTRUÇÃO DA LINHA FÉRREA CURITIBA-PARANAGUÁ DEU INÍCIO A FORMAÇÃO DO POVOADO.
RIOS - ALÉM DAS PLANTAÇÕES, OS AGRICULTORES TAMBÉM CUIDAVAM DE GADO E O QUE PRODUZIAM ERA VENDIDO PARA A POPULAÇÃO DE CURITIBA. ESSES AGRICULTORES SE ESTABELECIAM PRÓXIMOS AOS RIOS ATUBA, PALMITAL E IRAÍ.
CERÂMICA - A INDÚSTRIA DE CERÂMICA WEISS CONTRIBUIU PARA A OCUPAÇÃO TERRITORIAL E PARA A ECONOMIA DO MUNICÍPIO, NA DÉCADA DE 60, GUILHERME SCARPA ENCERROU AS ATIVIDADES DA FÁBRICA DE CERÂMICA E LOTEOU A REGIÃO, DESSA FORMA SURGIRAM OS BAIRROS DA CIDADE.
EMANCIPAÇAO - PINHAIS JÁ FEZ PARTE DO MUNICÍPIO DE PIRAQUARA, EM 20 DE MARÇO 1992 ACONTECEU A EMANCIPAÇÃO E PINHAIS SE TORNOU OFICIALMENTE UM MUNICÍPIO. ESSA SEPARAÇÃO ACONTECEU POIS A POPULAÇÃO DE PINHAIS CRESCEU E PRECISAVA DE PODER PÚBLICO LOCAL.
PINHAIS - O NOME PINHAIS TEM ORIGEM NA ÁRVORE DA ARAUCÁRIA, CONHECIDA COMO PINHEIRO DO PARANÁ.
CIMENTO - NA DÉCADA DE 30 A FÁBRICA CIMENTO PORTLAND PARANÁ, COMEÇOU A CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA DA FÁBRICA E DE 33 CASAS PARA OS OPERÁRIOS.POR MOTIVOS INCERTOS A FÁBRICA NÃO INICIOU COM A LINHA DE PRODUÇÃO
TRANSPORTE - NO PASSADO HAVIAM GRANDES EXTENSÕES DE TERRAS. UM DOS ÚNICOS MODOS DE CHEGAR À CAPITAL ERA ATRAVÉS DA FERROVIA OU ATRAVÉS DE UM CAMINHO PERTO DOS CANOS DA COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTO DO PARANÁ QUE OS LAVRADORES USAVAM PARA VENDER SEUS PRODUTOS EM CURITIBA.