JESUITAS - conhecidos como “soldados de Cristo” dedicaram-se a divulgar o catolicismo.
INQUISIÇÃO - é o órgão da Igreja Católica encarregado de vigiar, julgar e punir qualquer pessoa acusada de heresia (desobediência à Igreja Católica). Penas: perda de bens (terras, casas, móveis), à prisão perpétua, à morte na fogueira.
HENRIQUEVII - teve o pedido de anulação do seu casamento negado. Em 1534, ele promulgou o Ato de Supremacia e rompeu com a Igreja Católica, fundando a Igreja Anglicana.
MICHELANGELO - Um dos principais artistas renascentistas, foi um pintor, escultor, poeta, anatomista e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Autor da obra conhecida como Monalisa.
ABSOLUTISMO - foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.
ASTECAS - O centro do império era a cidade de Tenochtitlán, hoje a cidade do México. Cada cidade-estado possuía seu próprio rei, mas na época da ocupação espanhola, os indígenas obedeciam apenas a Montezuma, imperador asteca, provando o quanto eram organizados.
FEUDALISMO - Sistema econômico, político, social e cultural característico da Europa na Idade Média (476-1453). uma propriedade territorial – que um nobre recebia de outro senhor, igualmente nobre, mediante certas obrigações.
CORVEIA - trabalho obrigatório na reserva do senhor, dois ou três dias por semana, sem pagamento;
MINOTAURO - é um personagem da mitologia grega cuja representação mais tradicional entre os gregos antigos era uma criatura com a cabeça de um touro sobre o corpo de um homem.