BANANA - In natura: são obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza. Exemplo: legumes, verduras e frutas que foram colhidos do pé.
CAFÉ - Minimamente processados: alimentos in natura que foram submetidos a processos como limpeza, remoção de partes não comestíveis, fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e similares.
SAL - Ingredientes culinários: assim como óleos, gorduras e açúcar são produtos alimentícios usados para temperar e cozinhar alimentos e para criar preparações culinárias.
FRUTA EM CALDA - Processados: são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a alimentos in natura para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar.
SALGADINHOS - Ultraprocessados: produtos da indústria que geralmente levam muito ingredientes e aditivos em sua composição, usados para dotar os produtos de propriedades sensoriais atraentes. Esse aditivos possuem nomes que geralmente não encontramos em nossa cozinha.