VULCANOLOGIA - é a ciência que estuda os vulcões (características, formação, erupções e materiais expelidos).
EROSÃO FLUVIAL - Ao passar pelo leito de um rio, a água vai provocando um desgaste em suas margens.
EROSÃO PLUVIAL - As águas das chuvas costumam provocar um importante desgaste no relevo (solo, rochas, montanhas).
GELEIRAS - As geleiras provocam modificações no relevo ao se deslocarem de forma lenta. Podem arrastar sedimentos, gerando novas formas de relevo. Os fiordes, por exemplo, são formados pelo impacto de grandes blocos de gelo sobre o relevo costeiro.
MARES - As águas marinhas podem provocar significativas mudanças no relevo costeiro (erosão marinha). O impacto das ondas sobre as rochas, por milhares de anos, é capaz de modificar o relevo da região. As águas marinhas também transportam sedimentos.
AÇÕES HUMANAS - O ser humano também é um agente do relevo. Ao realizar uma grande obra (hidrelétrica, aeroporto, rodovia, ferrovia, etc.), o homem costuma modificar o relevo original da área afetada.
INTEMPERISMO - é caracterizado por um conjunto de ações que atuam nas rochas, transformando-as. Essas ações podem ser de caráter físico, químico ou biológico
QUÍMICO - INTEMPERISMO ___________modifica as rochas de diversas maneiras, sempre gerando uma reação química entre os agentes envolvidos. O principal é através da água, que em contato com o material rochoso, irá reagir e alterar sua composição química.
FÍSICO - iNTEMPERISMO_______ processos mecânicos resultam na desagregação de minerais das rochas e também de separação do material rochoso. Majoritariamente, as variações de temperatura, pressão e umidade acarretam nesse tipo de intemperização.