NEGACIONISMO - Em geral, refere-se a prática de negar uma realidade como meio de escapar de uma verdade desconfortável. Esse termo já foi amplamente utilizado para designar a prática de negar a existência do Holocausto e mais recentemente o aquecimento global.
CIÊNCIA - Terminologia ou palavra que tem origem do latim, que se traduz por conhecimento e que se desenvolve em contexto de perseguições aos que se dispunham a tomá-la como princípio para se compreender diversos fenômenos
REDES SOCIAIS - Fenômeno contemporâneo que tem contribuído para a disseminação e potencialização de discursos e ideias negacionistas.
SEMI-FORMADOS - Termo utilizado para caracterizar indivíduos que tendem a gerar, quando negam a ciência, um incômodo maior, sobretudo por que são providos de conhecimento suficiente para produzir boa desenvoltura discursiva negações do que a Ciência produziu.
EDU/CIENTÍFICA - Tipo de ensino marcado pela preocupação de ensinar a pensar, de questionar as aparências, de checar fontes e informações (Deve está presente já no ensino básico).
CETICISMO - Termo designado para caracterizar um conjunto de filósofos que na Grécia antiga, questionavam a possibilidade humana de gerar conhecimentos.
HISTÓRICO - Tipo de negacionismo caracterizado pela manipulação de fatos ocorridos em tempos passados, com o objetivo de legitimar projetos políticos a partir de tal distorção da historiografia acadêmica..
CONSERVADORES - Setores da sociedade que se incomodam com as novas perspectivas de análise do passado, para esses setores mais vale um falso passado conciliador que a dor latente de um passado cheio de falhas que ainda deixa marcas no presente.
FAKE NEWS - Terminologia muito usada na contemporaneidade para caracterizar a viralização de notícias falsas disseminadas entre a população como uma verdade inquestionável.