NÚCLEO - é a região de maior concentração de calor, chegando a 6000º. Essa camada é composta por 80% de ferro e os demais 20% por chumbo, urânio e potássio. O núcleo é dividido em núcleo interno e núcleo externo.
NÚCLEO EXTERNO - os elementos ainda estão em estado líquido, como o ferro em consistência semelhante à água. Já no núcleo interno os materiais permanecem em estado sólido por sofrerem a influência do campo gravitacional.
LITOSFERA - é formada por rochas e minerais. É a camada geológica mais fria da Terra e também a mais fina, com espessura estimada em pelo menos 90 quilômetros na área continental e 8 quilômetros na área dos oceanos.
HIDROSFERA - Setenta por cento da superfície é composta por água.
BIOSFERA - É nesse cenário que está distribuída a vida terrestre.
SISMÓGRAFOS - captam todos os movimentos internos do planeta e através de diversos cálculos os cientistas chegam a algumas certezas.
CROSTA - é a camada superficial da Terra.
MANTO SUPERIOR - Devido às altas temperaturas, o Manto Superior encontra-se em estado de magma, rocha fundida com aspecto de pasta.
MANTO SUPERIOR - devido à alta pressão, as rochas encontram-se em estado sólido, ainda que com temperaturas mais altas em relação à parte superior.