CONCESSÃO - Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, EMBORA com menos entusiasmo, EMBORA expressa uma ideia de:
COMPARAÇÃO - (PUC-SP) Em: “… ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas…” a partícula COMO expressa uma ideia de:
POIS - (Fuvest-SP) Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila. Os dois pontos (:) do período poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:
ADIÇÃO - No trecho “Eles falavam uma língua parecida com o hebraico E criaram o alfabeto [...]”, o conectivo E expressa a ideia de:
POIS - “Os fenícios também eram dedicados à atividade comercial, PORQUE ficavam num lugar estratégico [...]”, o conectivo PORQUE poderia ser substituído por:
OPOSIÇÃO - “- Pois é, não jogo futebol, MAS tenho alma de artilheiro …” a palavra MAS exprime ideia de:
CONSEQUÊNCIA - Mariza saiu de casa atrasada e perdeu o ônibus. As duas orações do período estão unidas pela palavra “E”, que, além de indicar adição, introduz a ideia de:
COMPARAÇÃO - No período: Em seu aniversário de 15 anos, Luana estava bela COMO as flores do campo, a palavra COMO expressa uma ideia de:
INTENSIDADE - Na oração (...) e São Pedro ainda deu uma canja, o termo AINDA expressa uma ideia de