AMEBÍASE - Nem todas as pessoas apresentam sintomas, mas quando eles ocorrem, apresentam-se na forma de diarreia (com fezes podendo apresentar sangue, muco e até mesmo pus)flatulência,cólicas estomacais, anemia e necrose.
LEISHMANIOSE - Uma doença que ataca o sistema imunológico e meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral, que é quase sempre fatal se não for tratada, é transmitida através do mosquito palha infectado com o parasita.
TENÍASE - A forma de infecção se dá através da ingestão de carne crua ou mal cozida que contenham cisticercos do parasito.
ASCITE - Chamada popularmente de barriga d’água, ocorre quando há o acúmulo anormal de líquido rico em proteínas no interior do abdômen, no espaço entre os tecidos que revestem o abdômen e os órgãos abdominais. Uma das principais causas é a cirrose, insuficiência
GIARDÍASE - Infecção causada pela ingestão de cistos do parasita presentes em alimentos, água, ou objetos contaminados. Normalmente comum em crianças.
MALÁRIA - É causada pela picada de mosquitos infectados, doença infecciosa e febril aguda. Endêmica em regiões equatoriais.
ASCARIDÍASE - Comum em regiões onde o saneamento básico é precário. Possui o patógeno popularmente conhecido como lombriga.
ESQUISTOSSOMOSE - Se instala nos vasos sanguíneos do intestino, fígado e sistema urinário, o verme é espalhado na água pelos caramujos. A barriga do hospedeiro incha.
TRICURÍASE - A infecção costuma ser assintomática, pode provocar diarreia crônica quando o paciente está contaminado por uma quantidade de vários parasitos. Verminose que habita no intestino.