FILTRAÇÃO - método utilizado para separar sólidos e líquidos que não se misturam utilizando um filtro. Exemplo: Na preparação de café, utilizamos o filtro para separar o pó do café da bebida em questão.
DECANTAÇÃO - esse método é usado para separar dois componentes, um sólido e outro líquido, ou ainda dois líquidos, que tenham densidades diferentes. O processo consiste em deixar o sistema em repouso até que se tenha a total separação dos componentes. Esse método é b
S. MAGNÉTICA - processo de separação aplicado em misturas de sólidos em que um dos componentes é atraído por ímã. Exemplo: areia e pó de ferro.
DISS.FRACIONADA - usada para separar dois sólidos, utilizando um líquido que dissolva apenas um deles. Exemplo: Areia + açúcar. Ao adicionar água à mistura, o açúcar se dissolverá, separando da areia. Por meio de uma filtração, é possível separar a fase sólida (areia) da f
DESTILA.SIMPLES - usada para separar sólidos e líquidos miscíveis (que se misturam). Consiste em aquecer, em aparelhagem específica (representada na imagem a seguir), a mistura até que o líquido evapore e sobre o sólido.
D.FRACIONADA - Semelhante à destilação simples, a destilação fracionada é utilizada para separação de misturas homogêneas, mas para misturas de líquidos. Por causa dessa diferença, a aparelhagem também sofrerá uma alteração. Nesse método, é utilizado uma coluna de fraci
LEVIGAÇÃO - utilizada para separar dois sólidos de densidades diferentes por meio de uma corrente de água. Exemplo: método muito utilizado em garimpos para separar areia, material menos denso, do ouro, material mais denso.
FASE - é a forma como a substância está apresentada na mistura
SUSPENSÕES - são aquelas em que podemos visualizar a olho nu os dispersos, além de poder separá-los por meio de métodos simples de separação de misturas, como a decantação e a filtração.